Saudações, amigos investidores. Como passaram esse feriadão?

Da mesma forma que fiz o comparativo da evolução dos meus dividendos do 2º trimestre com relação ao mesmo trimestre do ano anterior (veja aqui), farei a mesma análise referente ao 3º trimestre.

Pois bem, no 3º trimestre de 2020, recebi os pingados de ITUB3 e BBDC3, um dividendo mais gordinho da BBSE3 e também da TAEE3 (período onde eu já estava aumentando posição na empresa).


Já no 3º trimestre de 2021, os pingados mensais do Bradesco aumentaram, além do banco ter feito outra bonificação e pagado JSCP. Recebi os primeiros dividendos da VIVT3 (que não está mais na minha carteira), além de dividendos das elétricas EGIE3 e TRPL4. Percebam que o dividendo da BBSE3 dobrou, mas nesse caso não foi a empresa que aumentou o seu dividendo e sim, pelo fato de eu ter aumentado minha participação na empresa (alcancei meu primeiro lote de 100 ações).


Posto isso, meus dividendos trimestrais dobraram de um ano para o outro, mesmo a BBSE3 tendo reduzido seu payout, por isso o foco deve ser voltado sempre em aumentar o número de ações pois os dividendos são pagos em função do número de ações. Caso a BBSE3 retome a distribuição normal, em 2022 a tendência é que esse valor aumente, isso sem contar as outras empresas que pretendo aumentar posição, caso de BBDC3, EGIE3 e TRPL4 (obviamente se pagarem dividendos nesse mesmo período).



Por fim, considerando o montante recebido até agora comparando com o ano de 2020, meus dividendos aumentaram em 52,28%, o que considero excelente dado todo o contexto da pandemia. 


Temos pela frente o últimos trimestre do ano e minha meta é que meus dividendos cresçam 100% comparado ao ano anterior. Terei que receber cerca de 140 reais para bater essa meta. Sendo que vou receber cerca de R$ 63,00 da CPLE6 no final de Novembro, ainda tenho cerca de R$ 24,00 provisionados da EGIE3 porém sem data de pagamento, além da expectativa de anúncio de dividendos por parte da TAEE3 e também da TRPL4. Portanto, acho factível essa meta.

Dobrar os dividendos de um ano para o outro seria sensacional, imagina o que isso pode virar em 5,10 anos de investimento sucessivo? Isso sem falar que posso aumentar minha renda nesse período, as empresas podem aumentar os dividendos, os dividendos recebidos incrementando os aportes, imagina a bola de neve que pode se formar? Por isso meu foco é na renda e não no patrimônio.

Não existe mágica, o plano é claro e simples: comprar, comprar e comprar ações de boas empresas, reinvestir os dividendos e deixar o tempo agir, eis o segredo.