Saudações, amigos investidores!

É com grande satisfação que estou completando 24 aportes sucessivos em ações, o que equivale à 2 anos de investimento. A minha meta pessoal é chegar aos 5 anos de investimentos ininterruptos, totalizando 60 aportes. 

Mas por quê 5 anos? Isso é algo subjetivo, mas é o tempo que considerei como suficiente para consolidar o hábito de poupar e investir. Além disso, é um tempo razoável para notarmos o poder do juros compostos no investimento em ações com foco em dividendos, ou seja, onde os dividendos recebidos poderão representar uma parcela significativa comparado ao seu aporte mensal. 

Pois bem, voltando ao assunto aporte mensal, alguns leitores mais atentos pensarão:"Putz, nos posts anteriores ITUB3 nem estava no radar dele para aporte e agora ele aportou nessa ação, que estranho".

Pois é, estranho mesmo. Mas tempo demais nunca é muito tempo, na Renda Variável. Realmente ITUB3 não estava no meu radar pois enxergava outras ações mais atrativas, no entanto após a cisão com a XPart o preço da ação foi corrigido, sendo reduzida em mais de 20%. Diante disso, ITUB3 se tornou a ação mais descontada da minha carteira, superando BBSE3 e SAPR4. 

Fiz um aporte fracionado, após dia 07 e ontem, dia 18. Lembrando que o banco deliberou JSCP recentemente, no valor líquido de R$ 0,224868 por ação, com data corte em 19/11/2021. Portanto, vou receber esse pingado, agora com o total de 65 ações do banco. Além disso, vou receber as frações de ações da XPart (uma espécie de dividendo, ainda não sei o valor), uma vez que eu tinha 43 ações e eram necessários 43,3 (haha, dei sorte nisso pra evitar rolo de IR) para ter direito à 1 BDR. 

Enfim, nesses últimos meses eu cogitava até trocar ITUB3 pelo Banco do Brasil ou outra ação, mas avaliei melhor e acabei optando por continuar sendo acionista. Esses últimos anos foi decepcionante em termos de dividendos por conta das restrições imposta aos bancos, mas a tendência é que em 2022 isso se normalize e o banco volte a distribuir generosos proventos aos seus acionistas. Os fundamentos do banco não mudaram, é um setor resiliente, então se já segurei a bronca até o momento, seria insensatez sair justo agora que as coisas tendem a melhorar. 

Então, era isso pessoal. Aporte realizado com sucesso, agora é fechar o Home Broker, evitar olhar cotação e notícias para não perder o foco que deve ser dedicado ao trabalho.