Saudações, amigos investidores!

Vamos para o fechamento do 1º mês de 2022:

  • Evolução Patrimonial

"Os humilhados serão exaltados..."

Essa frase nunca fez tanto sentido para os investidores de longo prazo neste início de ano. Conforme relatado nos meus últimos fechamentos e também através do gráfico de Evolução Patrimonial, fica nítido como meu patrimônio ficou estagnado entre os meses de Agosto e Dezembro de 2021, ou seja, meus aportes simplesmente "sumiam" devido a volatilidade do mercado, o qual as cotações da maioria das ações estavam em queda ou lateralizada. 

Porém, agora em Janeiro o jogo virou, minhas ações se recuperaram fortemente e o patrimônio deu uma boa guinada. Depois do crash surge o boom e vice-versa, tão previsível quanto às fases da lua, já diria o saudoso Décio Bazin. 
  • Dividendos
Janeiro tradicionalmente é um mês fraco de dividendos, pois muitas empresas costumam distribuir em Dezembro, além disso a divulgação dos resultados do 4T geralmente ocorre no final de Janeiro e em Fevereiro/Março, impossibilitando assim a distribuição. 

BBDC3 03/01/2022 R$ 1,23
ITUB3 03/01/2022 R$ 0,97
TRPL4 18/01/2022 R$ 6,21
TOTAL                     R$ 8,41

Essa é só a primeira colheita pra chegar lá no final do ano com um montante de, ao menos, 1K.


Vamos firme tentar atingir uma Média Mensal de R$ 85~100 nesse ano de 2022.


  • Aporte

Janeiro começou agitado. Acabei realizando umas trocas que já havia sinalizado anteriormente. Vendi 200 SAPR4 (deu um bug na corretora e não consegui vender as outras 50). Aproveitei e aportei em TRPL4, CPLE6, EGIE3, assumi prejuízo em SAPR4 mas aloquei em outras 3 empresas que estavam com preços bastante atrativos. Além disso, meu aporte do mês de Janeiro foi em TRPL4, onde consegui pegar num preço ainda mais baixo. Aproveitei e também reinvesti dividendos da TAEE3.

Outra movimentação na carteira foi a troca de ITUB3 por ITSA4. 

E o aporte do mês de Fevereiro (semana passada)  foi a inserção do Banco Santander SANB3 na carteira (consegui vender o restante de SAPR4 na alta e juntei com outros pingados de dividendos que estavam na conta da corretora). Aproveitei a queda na cotação no anúncio dos resultados, paguei um preço excelente, numa ação que pode me entregar um DY de 8% (paga dividendos trimestrais) nesse ano, aliás, em março já receberei dividendos.
  • Carteira Atualizada
Após toda essa movimentação, segue carteira atualizada:


  • BBSE3: Maior posição, cotação deu uma boa disparada e deve subir mais pois agora pouco foi anunciado dividendos. Não vou aumentar posição agora e provavelmente vou alocar os dividendos em outra ação.
  • TAEE3: Não pretendo aumentar posição por ora porém sigo de olho na cotação. Isso aqui é melhor do que Renda Fixa, pois além de valorizar me paga excelentes dividendos.
  • BBDC3: Divulgação de resultados batendo na porta, tradicionalmente anunciam bonificação de ações. Cotação deu uma subida, assim como a maioria das ações, por ora não pretendo aportar.
  • TRPL4: Assim como Taesa, isso aqui é uma rocha, estou de olho pro próximo aporte, pois costuma anunciar dividendos em Abril.
  • EGIE3: Deu uma disparada também na cotação, ultrapassou R$ 40, chegou buscar R$ 41. Abaixo de R$ 39 eu compro de olhos fechados.
  • ITSA4: Abaixo de R$ 10 é compra. Aguardando os resultados do Itaú, quem sabe não aumentam o payout? Seria bom demais! Efetuei a troca pois o valor nominal de ITSA4 é bem menor do que ITUB3, assim com o mesmo aporte consigo comprar mais ações de ITSA4 e quanto mais ações, mais dividendos recebemos. Outro ponto é que ITSA4 costuma realizar bonificação em ações, isso no longo prazo fará uma diferença absurda.
  • CPLE6: Essa danada pegou o elevador e subiu demais, mesmo assim considero barata pelo rendimento que proporciona. CPLE6 está seguindo o mesmo caminho da TAEE3 na minha carteira, ou seja, pelo fato de eu ter comprado barato está me rendendo um bom resultado tanto em termos de valorização quanto em dividendos. Esperando algum burburinho no mercado para aumentar posição.
  • SANB3: Abaixo de R$ 15 é compra na certa. Se estiver nesse patamar de preço, certamente irei comprar para aumentar sua representatividade na carteira.
Ações que estão no meu radar: CSMG3, BBAS3 e B3SA3. Ambas pagam dividendos trimestrais, isso ajuda no efeito bola de neve. Por conta da falta de recorrência nos dividendos que retirei SAPR4 e anteriormente VIVT3 da carteira (se um dia mudarem a política de dividendos, volto a comprar pois são excelentes empresas). Enfim, ter grana pingando na conta com frequência certamente vai acelerar o processo.
  • Conclusão
Não me empolgo com o mercado em alta, pelo contrário, fico receoso mas apesar disso ainda vejo boas oportunidades, inclusive na minha própria carteira a maioria das ações está abaixo do preço-teto. Acho que fiquei um pouco mal acostumado com os preços pós pandemia, também chamada "memória de mercado". 

Felizmente aproveitei bastante e comprei muita pechincha, acredito que na véspera das eleições teremos muita volatilidade, não na magnitude do crash da pandemia, mas muitas barganhas serão oferecidas aos investidores. Fiquem de olho e não tenham medo de comprar, pois é nessas horas que devemos ir às compras. 

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!