Para alcançarmos qualquer objetivo, independente da area (finanças, saúde, carreira e etc) é necessário estabelecermos metas e no que tange ao investimento em ações, não é diferente.
Luiz Barsi Filho, maior investidor pessoa física da Bolsa de Valores, precursor da estratégia focada em dividendos, definiu sua primeira meta: ter 100.000 ações da Cesp (Centrais Elétricas de São Paulo).
Segundo Barsi, com essa quantidade de ações ele receberia um dividendo anual capaz de suprir todas as suas despesas básicas ao longo do ano. Apesar das ações da Cesp valerem centavos na época (década de 70), foi necessário diligência para economizar e investir mensalmente até atingir essa meta. Ainda, de acordo com Barsi, a quantia investida daria pra comprar um carro popular da época.
Após cumprida essa meta inicial, que foi alcançada após cerca de 5 anos, Barsi continuou estipulando outras metas em número de ações de outras empresas (Klabin, Banco do Brasil, Ethernit e etc). Com efeito dos aportes, dividendos reinvestidos e do tempo, Barsi não só alcançou a independência financeira como se tornou bilionário.
Luiz Barsi Filho: rei dos dividendos e idealizador do conceito de carteira previdenciária. |
Toda essa introdução é necessária no sentido de endossar o poder das metas nessa estratégia focada em dividendos. Para atingir uma renda passiva generosa, invariavelmente precisamos ter uma quantidade significativa de ações. Não adianta, não tem como fugir disso, pois recebemos o dividendo em função do número de ações que possuímos. Logo, é ilusão acreditar que um dia viverá de dividendos se você possui apenas meia-dúzia de ações.
Portanto, defini uma meta inicial de ações mais modesta, digamos. Pretendo ter 1 salário mínimo anual (uma espécie de 14º salário) através dos dividendos provenientes da Taesa. E como descobrir quantas ações preciso comprar? Basta definir quanto de renda deseja receber e quanto uma empresa paga de dividendos por ação, vejamos:
- Dividendo por ação (DPA) (média últimos 5 anos): como o valor do dividendo é variável em cada ano, então é coerente fazer uma média desse valor. Abaixo segue quanto a Taesa pagou por ação nos últimos 5 anos:
- Feito isso, precisamos definir quanto queremos receber de renda passiva anualmente. Conforme dito, a meta é 1 salário mínimo (R$ 1.045,00). Portanto, basta dividir esse valor pelo DPA médio (calculado anteriormente) que teremos o número de ações que devemos ter em carteira para receber essa quantia por ano.
- Meta nº ações = 1045/0,74 = 1.536
- 1.536*12 = 18.432 ações
- 18.432*9,60 = R$ 177.000
14 Comentários
em 2016 estipulei comprar FIIs até receber 2.000,00 de aluguel. Atualmente estou entre 900,00 e 1.100,00 (está variando muito devido à pandemia). Acredito que daqui uns dois anos e meio conseguirei meu objetivo.
ResponderExcluirEntão, partirei para o segundo objetivo que será ter 3.000 ações de BBDC ou ITUB.
Que relato bacana, meu amigo. Só corrobora com a ideia do post, obrigado por compartilhar isso. Boa sorte e sucesso em suas metas. Seja bem-vindo!
ExcluirBem interessante o método
ResponderExcluirValeu, TK.
ExcluirBoa noite Colheita,
ResponderExcluirInteressante o método mas fica aqui a minha ressalva. Eu escolheria uma meta de dividendos da carteira e não de um ativo específico. Imagine o cenário de alcance dessas 1500 ações e no mês seguinte a empresa quebra por alguma fraude. Lá se vai todo o montante investido numa única empresa. Vi que está montando uma carteira com forte inclinação nas pagadoras de dividendos e eu continuaria aportando de maneira equilibrada entre elas.
Abraço
Monster
Fala Monster, agradeço pela observação. De fato, é um risco, mas acredito que seja um risco controlado. No caminho até atingir essa meta terão alguns releases trimestrais e anuais que me darão indícios se a empresa está perdendo os fundamentos ou não. Mas enfim, se por ventura eu não me sentir confortável com esse método, certamente reavaliarei.
ExcluirAbraço.
Barsi é um caso de sucesso mesmo! é Poder do Tempo, 50 anos investindo!
ResponderExcluirConcordo com o Monster também, diversificar é muito importante. Esse método de definir metas por quantidades de ações é até interessante no ponto de vista de não olhar preço, vai comprando sempre a mesma e faz um preço médio. Aí não perde nem o tempo de analisar qual ação está mais atrasada na carteira, que é o que eu faço todo mês quando aporto, tento deixar balanceada...
Abs
Fala Bilionário. Na verdade, eu olho o preço rs. Se tiver outra empresa da minha carteira ou outra no Radar em condições melhores na hora do aporte, posso optar pela mesma em detrimento da Taesa, mas de todo modo a meta está aí para ser perseguida.
ExcluirAbraço.
Bela postagem, definição de metas nos motiva sempre e vendo grama crescer "põe mais adrenalina" nisso. abç
ResponderExcluirValeu, Fulano. De olho no mercado, porém agora com um direcionamento através dessa meta. Vamo que vamo, abraço.
ExcluirFala Colheita, essa história do Barsi é uma obra de arte hein! Inspiração demais para todos nós! Agora cabe a nós ajustar as velas para nossa realidade, definir as metas! E dobrar as metas... não, espera aí, sem "Dilmês" hahaha Abs
ResponderExcluirOne, se um dia eu atingir apenas 1% do que o Barsi conquistou e deixar um legado, me considerarei honrado. Bora dobrar as metas kkk, ao infinito e além!
ExcluirComecei a investir em 2015 e desde o início sigo o mestre Luis Barsi. Hj posso dizer que já bati algumas metas e caminho pra minha independência. A diferença que eu estou fazendo é que minha carteira tb tem ações internacionais e fii´s. Devo tudo que aprendi a Luís Barsi. Parabéns pelo conteúdo.
ResponderExcluirQue bacana seu relato, amigo.
ExcluirObrigado pela participação, lendo você fiquei ainda mais motivado nesse Projeto. Viva Luís Barsi!
Abraço.
Postar um comentário