Todo investidor nutre uma atenção especial no que tange à sua evolução patrimonial, no entanto a estratégia de investimento mensal em ações que eu sigo, não trata essa variável como a mais importante.

Dado que o meu foco é a Renda Passiva gerado pelos dividendos distribuídos pelas empresas na qual sou sócio, o patrimônio acaba ficando em segundo plano. Ao atingir meu objetivo de Independência Financeira, o que irá pagar minhas contas e sustentar meu padrão de vida será a Renda Passiva e não o meu patrimônio em si, pois o mesmo irá oscilar à todo momento pois estará alocado na Renda Variável.

A intenção de acompanhar a Evolução Patrimonial é demonstrar como o patrimônio do investidor em ações oscila, pois o Mercado é reativo à Economia, Política, Notícias e isso acaba afetando tanto positivamente quanto negativamente as cotações. ´

Ter em mente que o seu patrimônio irá flutuar é o primeiro passo para sustentar sua tese de investimento de longo prazo. Portanto, o objetivo aqui é destacar que nessa jornada de aportes mensais em ações você terá altos e baixos que, invariavelmente, irão te acompanhar até seu objetivo final.

Obviamente que, ver seu patrimônio crescendo é salutar, pois traz um efeito psicológico animador para continuarmos poupando e investindo. Porém, no meu caso ver os dividendos crescendo à cada ano, aumentando a Renda Passiva, é o indicativo que estou no caminho certo, independente se o meu patrimônio esteja ou não no positivo.