Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um fechamento mensal:

  • Evolução Patrimonial

Patrimônio ultrapassou a barreira dos 9k, ganhando tração com os aportes e reinvestimento de dividendos. Transmissoras (TAEE3 e TRPL4) sendo o porto seguro da carteira. Bancos (ITUB3 e BBDC3) mostrando recuperação, BBSE3 continua lateralizada, EGIE3 e CPLE6 recuando com o temor da crise hídrica e SAPR4 segue sendo o "patinho feio".
  • Dividendos
Esse mês simplesmente foi o meu RECORDE de dividendos recebidos, graças à querida Taesa. Estou extremamente feliz pelos dividendos recebidos, pois é um indicativo que estou no caminho certo especialmente por seguir a estratégia focada em número de ações e dividendo inteligente. Segue resumo dos proventos que recebi no mês:



Além do recorde de dividendos mensal, de quebra ultrapassei a quantidade de dividendos que recebi em todo 2020. Conforme sempre salientei, meu foco é na renda passiva anual, ou seja, em sua evolução. Portanto, no final de 2021 terei noção de quanto meus dividendos estão crescendo comparado ao ano anterior.

  • Aporte

Neste mês, aportei em BBSE3 novamente, conforme indiquei no post passado. Após o aporte, consegui bater minha primeira meta inicial: 100 ações. Parece pouco e, de fato, é. Porém, através de metas fracionadas e factíveis me manterei motivado em continuar aportando. Não é vergonha nenhuma em aportar no fracionário, pelo contrário, é motivo de satisfação conseguir poupar e investir mensalmente, independente da quantia.
  • Carteira Atualizada

BBSE3: Agora é minha maior posição da carteira. Por ora, vou direcionar os próximos aportes para outras empresas. Quem ainda não possui em carteira e estudou a empresa, esse é o momento de se posicionar antes que a cotação suba em véspera de anúncio de dividendos (provavelmente em Julho/Agosto).

TAEE3: Aportei os dividendos generosos da Taesa em BBSE3, optei por não reinvesti-los pois ainda não considero a cotação atual atrativa. No entanto, no menor sinal de correção, pretendo adquirir ao menos 25 ações (até o final do ano) para fechar 200 ações dessa empresa fantástica.

BBDC3: Não pretendo aportar no momento, apesar do yield baixo, Bradesco até o momento está me rendendo quase 20% de valorização. Até cogitei em trocar por Banco do Brasil meses atrás, porém perdi o bonde.

ITUB3: Cotação vem subindo, aos trancos e barrancos. Diretoria se pronunciou esses dias acerca da XPart, por ora não compro e nem penso em me desfazer das ações.

EGIE3: Preço interessante, risco hidrológico batendo na porta. Ação high quality que dificilmente nos oferece pontos de entrada. Para quem não tem em carteira, esse é o momento de comprar. Só não aumento posição agora pois estou em dúvida entre outras 2 empresas.

TRPL4: Essa "danada" não dá uma brecha. Aguardando uma correção para aumentar posição.

VIVT3: Cotação atrativa para aportes, no entanto vejo opções melhores no momento.

Deixei SAPR4 por último, justamente porque tenho algumas considerações importantes sobre a mesma.

SAPR4: Sanepar, Sanepar... De queridinha dos Youtubers ao posto de "pior" ação da Bolsa, segundo haters. No post passado eu comentei que estava insatisfeito com algumas questões da empresa (ainda estou), mas eu refleti demais sobre tudo que está acontecendo e vou dar um voto de confiança para essa empresa. Esses dias li o livro "O Jeito Peter Lynch de investir" e em diversas passagens só me vinha na cabeça "SAPR4, não posso vender essa empresa e sim, comprar mais". 

Estudando melhor os números e múltiplos da empresa, percebo o quão o mercado está exagerando em sua precificação. Apesar do risco hidrológico e o fato de ser estatal, é surreal a empresa está sendo cotada abaixo do VPA, P/L por volta dos 6, Valor de Mercado abaixo do Valor de Firma. Uma empresa que apresentou crescimento nos lucros de cerca de 17,84% nos últimos 5 anos e que NUNCA deu prejuízo, mesmo sendo estatal. 



Através do gráfico  é possível notar como a empresa aumentou consistentemente suas receitas ao longo dos anos e apenas em 2020, ano atípico de pandemia é que teve uma pequena queda, mas não apresentou prejuízo, ao contrário de várias empresas.


Juntamente com as receitas, o lucro líquido também evoluiu consistentemente ao longo dos anos, denotando a eficiência operacional da empresa. Percebam o aumento dos proventos nos últimos anos antes da pandemia, o payout estava na casa dos 40%, daí veio a pandemia e retornou para o mínimo que é 25%. 

Eu sou um entusiasta de dividendos e por conta disso fiquei extremamente insatisfeito com o baixo dividendo que a empresa distribuiu esse ano e sobretudo na demora entre deliberação/pagamento. Porém, analisando friamente: baixar o payout em momentos de crise, é o mais sensato a se fazer. Assim sendo, retomando os lucros, o dividendo por ação tende a aumentar e o meu yield on cost será bastante atrativo no futuro.

Portanto, baseado nessas premissas de múltiplos, pelo fato da empresa estar inserida num setor perene e por acreditar que isso é apenas um momento ruim na história, optei por manter minhas ações e pretendo comprar ainda mais. Meu erro em SAPR4 foi ter comprado no topo histórico e se eu paguei caro na época, agora não faz o menor sentido eu vender ao invés de comprar mais, inclusive essa é uma das ideias que o Peter Lynch traz em seu livro. 
  • Conclusão
Mês muito bom em termos de avanço patrimonial e sobretudo no que tange aos dividendos. Além disso, à cada mês estou aprendendo mais e refinando minha estratégia. Realmente, investir em ações não é para amadores, é necessário ter muita inteligência emocional, pois sua convicção inicial pode ir por terra devido qualquer ruído do mercado. Ainda sou iniciante, mas muito do que lia/ouvia já estou vivenciando nessa curta trajetória e na boa: não me arrependo de ter comprado uma ação e sim, de não ter comprado antes.

Um abraço!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!