Saudações, amigos investidores!

Não tenho o costume de acompanhar rentabilidade da carteira, muito menos comparar com o Ibovespa e etc, no entanto à título de curiosidade, venho expor o desempenho das minhas ações, após cerca de 1 ano e meio investindo. 

Custo de aquisição (valor total que aportei) : R$ 9.369,63

Valor (somando todas as posições com a cotação atual) : R$ 9.873,09

Rentabilidade: 5,37%

Esse valor considera apenas a variação dos preços das ações, assim sendo vejamos a rentabilidade considerando os dividendos recebidos:

Dividendos 2020: R$ 290,40

Dividendos 2021 (até o momento): R$ 293,77

Total dividendos: 290,40 + 293,77 = R$ 584,17

Rentabilidade Dividendos: 6,2%

Portando, considerando valorização e dividendos recebidos, temos:

Rentabilidade (Valorização + Dividendos): 11,57%

Conforme sempre salientei, meu foco não é na rentabilidade em si e sim, na renda passiva e aumento sistemático do número de ações da minha carteira, contudo o intuito desse post é apenas para evidenciar que "após a tempestade, vem a abonança". Ou seja, nesse curto período que estou investindo, já presenciei alguns circuit breaker por conta da pandemia, 1ª e 2ª onda do Coronavírus, oscilações por conta de política, atualmente está em voga a questão da crise hídrica e mesmo assim, estou obtendo um resultado satisfatório, sobretudo no que se refere aos dividendos.


Segue o desempenho individual das minhas ações:


Vou destacar o melhor e o pior desempenho, respectivamente. Lembrando que ações como da Vivo (VIVT3) ainda não me pagaram dividendos, no entanto já foi deliberado e estou aguardando o recebimento, o mesmo vale para SAPR4 que vai pagar nesse mês. ITUB3 mesmo com a limitação, está me gerando um bom retorno via dividendos, por outro lado, BBDC3 pagando bem pouco porém com valorização expressiva pois comprei na mínima pós pandemia. TRPL4 e CPLE6 com DY interessante, EGIE3 deliberou dividendos recentemente e após pagamento meu retorno ficará por volta dos 5%. BBSE3 com os dividendos de Agosto deve ficar próximo de 6% o YoC, cotação depreciada e lembrando que comprei topo (assim como SAPR4).

                                                                                TAEE3


Custo de Aquisição: 1636,62
Valor: 2339,75
Rentabilidade: 42,96%

Considerando agora os dividendos recebidos, também chamado de Yield on Cost, que significa o quanto a empresa me retornou via dividendos:

Dividendos: 289,10
Yield on Cost: 17,66% (A empresa já me retornou quase 18% do capital investido, sensacional!)

Rentabilidade Total = 42,85 + 17,66 = 60,63 %

Esse resultado espetacular em Taesa eu condiciono ao preço, ou seja, comprar barato: meus aportes foram quando a ação estava lateralizada entre 8~10 reais e isso fez toda a diferença. Como diria Peter Lynch: não pagar caro é um dos fatores que vai determinar o resultado de uma ação no longo prazo. Portanto, preço importa e muito!

SAPR4

Custo de Aquisição: 1017,55
Valor: 826
Rentabilidade: -18,82

Ao contrário da Taesa, cometi um erro em SAPR4: ter pagado caro, quer dizer, os múltiplos (P/L e P/VP) ainda eram interessantes na ocasião, entretanto a cotação estava em seu topo histórico e comprei por R$ 6,23 em julho de 2020, acreditando que a empresa iria gerar valor com a questão do marco do saneamento. Somado à isso, reajustes tarifários foram postergados pelo Governo do Paraná, os dividendos foram reduzidos e como existe porão no fundo do poço, veio à tona a questão da crise hídrica e pronto: cotação foi ladeira abaixo, alcançando 4,13 atualmente.

Esse mês vai cair dividendos da SAPR4, o que vai amenizar um pouco esse resultado. Porém, como mencionei no post passado, estou tranquilo e confio na recuperação da empresa no médio/longo prazo, afinal, a estiagem vai passar juntamente com o temor do mercado e a cotação vai seguir o lucro.

  • Conclusão
1 ano e meio de Projeto, tempo curto, porém já vejo frutos especialmente no tocante aos dividendos. Mesmo com limitações em virtude da pandemia, a rentabilidade no geral via dividendos acima de 6% é muito boa, quase 3x acima da Selic. 

Eu já estava preparando um post nesse sentido e coincidiu com o movimento de alta da Bolsa. Apesar disso, minha estratégia não muda em nada, isto é, busco comprar boas empresas com bons preços e não penso em vender minhas ações (mesmo que estejam valorizadas). Não faz sentido eu me desfazer da TAEE3, por exemplo, uma vez que ela está me gerando renda. Da mesma forma, não faz sentido eu me desfazer de SAPR4 ou BBDC3 que até o momento me retornaram pouco via dividendos, mas que possuem boas perspectivas no médio/longo prazo aumentando seu payout. Eu já até cogitei trocar BBDC3 por BBAS3, mas pensando bem é melhor manter as ações pelo máximo de tempo possível, como diria Peter Lynch.

A Bolsa está em movimento de alta, porém ainda vejo algumas ações interessantes para aporte, sobretudo na minha própria carteira. Há uns 5 meses, olhava pra carteira e via tudo no vermelho, mesmo assim continuei aportando. 

Enfim, confesso que estou feliz, pois nesse mês bati meu recorde de dividendos, ultrapassei minha renda passiva do ano anterior (estamos no meio do ano ainda) e, de quebra, meu patrimônio está chegando próximo dos 10k. "Os humilhados serão exaltados".

Vamo que vamo, pois a caminhada ainda é longa...