Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um fechamento mensal:

  • Evolução Patrimonial

No mês passado fiz uma análise de desempenho das minhas ações e até frisei que eu não poderia me empolgar com os resultados: dito e feito!

Nesse mês muitos dos ganhos foram devolvidos, especialmente com os bancos e elétricas. Porém, estou tranquilo, não mudou em nada minha estratégia, só tive um gostinho amargo de não ultrapassar o modesto 10k de patrimônio, mas tudo bem.
  • Dividendos
Depois do recorde de dividendos no mês de Maio, este mês recebi os primeiros dividendos da Sanepar (SAPR4) que demoraram mais de uma gestação para serem pagos. Além desses, recebi os pingados tradicionais de ITUB3 e BBDC3 e meu último dividendo da Copasa (CSMG3) que havia sido deliberado antes de eu ter vendido a ação.



Desse modo, encerro o 1T2021 superando todo o ano de 2020 no quesito recebimento de dividendos. Os valores ainda são módicos, no entanto é um forte indicativo que estou no caminho certo.


  • Aporte

O aporte do mês foi direcionado para as estatais paranaenses de utilidade pública SAPR4 e CPLE6, respectivamente. O motivo da escolha é bem simples: cotações seguem depreciadas em virtude do risco hidrológico. 
  • Carteira Atualizada

BBSE3: A ação vinha em tendência de alta até o Fato Relevante acerca do anúncio de dividendos (cerca de R$ 0,52 por ação) muito abaixo do esperado do mercado, com efeito a cotação voltou a cair. Devido a alta do IGPM a empresa está sofrendo, tendo que direcionar recursos para a BrasilPrevi para cobrir esse descasamento. De momento, não pretendo aumentar posição pois já representa um valor expressivo da minha carteira.

TAEE3: Taesa vem num movimento descendente assim como todas as elétricas, ótima oportunidade de entrada. Quase aumentei posição pra fechar 200 ações, mas acabei dando prioridade para as estatais paranaenses.

BBDC3: Em tendência de queda também, assim como os demais bancos. Anúncio um dividendo razoável recentemente, inclusive a data-ex é amanhã dia 02/07. 

ITUB3: Ação vinha subindo nos últimos meses, quase alcançou meu PM e agora derreteu novamente. Estou pensando em fazer um aporte nos próximos meses.

EGIE3: Preço interessante, risco hidrológico batendo na porta. Ação high quality que dificilmente nos oferece pontos de entrada. Para quem não tem em carteira, esse é o momento de comprar. Só não aumentei posição pois SAPR4 e CPLE6 estavam implorando para serem compradas.

TRPL4: Deve ser meu aporte do mês, estava aguardando ansiosamente para aumentar posição.

VIVT3: Deve ser meu aporte do mês. Assim como TRPL4, é uma rocha que quase não dá condições de entrada.

SAPR4 e CPLE6: Ambas atrativas, mas o investidor deve avaliar o risco antes de pensar em se tornar sócio.
  • Conclusão
Mais um mês seguindo a estratégia: plantando sementes em boas empresas, desconsiderando ruídos e deixando o tempo fazer sua parte. 

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!