Saudações, amigos investidores!

  • Evolução Patrimonial

Patrimônio próximo de 9k, ganhando tração com os aportes e valorização (mesmo que tímida), puxado pelo bom desempenho das elétricas (TAEE3 e TRPL4), enquanto BBSE3, SAPR4 e bancos (ITUB3 e BBDC3) têm atuado como âncoras da carteira.
  • Dividendos
Caiu os tradicionais pingados de Itaú e Bradesco, além de um dividendo interessante da CPLE6 com DY próximo de 8%.

BBDC3 R$ 0,74
ITUB3 R$ 2,55
  CPLE6                    R$ 17,75



renda passiva anual e média mensal alcançou cerca de 1/3 comparado com os valores de 2020. Entretanto, esses valores tendem a aumentar significativamente pois no mês de maio devo bater o meu recorde mensal, através das distribuições de TAEE3 e TRPL4, respectivamente.



  • Aporte

Neste mês, aportei em BBSE3, conforme indiquei no post passado. Fiz o aporte e mesmo assim a cotação da BB Seguridade continou em queda, aproveitei e fiz uma movimentação: vendi CSMG3 e comprei mais BBSE3.

Por que vendi CSMG3? Talvez tenha feito uma avaliação errada da empresa, fui atraído pelo dividendo extraordinário do ano passado e estudando mais à fundo, notei que o payout da empresa não é regular, ou seja, em certos anos o payout ultrapassa 100% e nos anos seguintes retorna para o mínimo, cujo valor é 25%. Ou seja, não há uma regularidade e eu, na condição de acionista, fico inseguro quanto ao meu retorno via proventos. E como a estratégia de dividendos e reinvestimento requer uma regularidade (tanto no recebimento quanto no cálculo do preço-teto), optei por encerrar minha posição com lucro acima de 20% (considerando o dividendos + valorização). 

Aloquei na BBSE3, reduzindo meu PM e também porque pretendo alcançar a meta inicial de 100 ações da empresa, atualmente estou com 84 e até a próxima data-com de dividendos (Agosto provavelmente) devo alcançar essa modesta meta. 

Dessa forma, minha carteira atualmente apresenta a seguinte configuração:
  • Carteira Atualizada

TAEE3: Segue subindo como se não houvesse amanhã, por ora não irei aportar, quero colher apenas os dividendos e reinvesti-los em outra empresa, provavelmente.

BBSE3: Sobrando um trocado do salário, devo realizar mais um aporte nessa semana, buscando minha meta de 100 ações.

ITUB3 vou manter em stand by, aguardando definição sobre as ações da XPart.

BBDC3: Também em compasso de espera, avaliando se faço a troca por Banco do Brasil (BBAS3) ou Banrisul (BRSR6).

EGIE3: Preço interessante e data-com próxima, se eu tivesse um recurso maior para aportar, colocaria um pouco aqui, mas infelizmente ainda não é possível.

TRPL4: Preço deu esticada, movimento de alta das transmissoras devido os bons resultados. Mesmo colocando na carteira recentemente, já acumulo rendimento próximo de 12%, considerando dividendos que vou receber nesse mês e valorização. Assim que abrir oportunidade, irei aportar.

VIVT3: A cotação está tentadora, porém estou avaliando se continuo aportando nessa empresa. Apesar de gerar caixa e manter um DY alto, o que a desabona é o fato de anunciar proventos e demorar uma eternidade para pagar, isso acaba me desanimando pois pra fazer o bolo crescer eu preciso de fluxo de caixa recorrente (aportes + dividendos).

SAPR4: Assim como a Copasa (CSMG3) cometi alguns equívocos com Sanepar, em especial ter comprado caro, ou seja, no topo histórico (acima de R$ 6,00). Além disso, mesmo com pouco tempo em carteira (quase 1 ano) pude perceber o quanto o Governo e Agências Reguladoras podem interferir nas empresas de Saneamento. Reajuste anual abaixo do esperado, grande lacuna entre anúncio e pagamento de dividendos (tal qual a Vivo) quase 1 ano e sem corrigir ao menos pela Selic, me fizeram rever minha posição nessa empresa. Não pretendo baixar PM, vou deixar na carteira e assim que possível pretendo encerrar posição.

Por ora, não pretendo inserir uma nova empresa na carteira. Vou retomar a estratégia inicial de não pulverizar a carteira e sobretudo perseguir metas em número de ações. Comecei com a Taesa, porém a cotação subiu demais e cessei os aportes. Agora, estabeleci uma "metinha" em BBSE3 e , em breve colocarei outra meta com outra ação (provavelmente CPLE6 por ser a menor posição da carteira, estar negociando abaixo do P/VP e apresentar perspectivas de bons dividendos futuros) e assim, vou seguindo, sempre aportando na melhor oportunidade, especialmente que esteja dentro da minha carteira.
  • Conclusão
Vivendo e aprendendo, exatamente isso que estou sentindo investindo nesse Projeto. A venda de CSMG3 me trouxe algumas reflexões: (i) sua avaliação sobre determinada empresa nunca é 100%, ou seja, alguns pontos podem ter passado despercebido e virem à tona posteriormente; (ii) não crie apego por determinada empresa, se a mesma não se enquadra mais em sua tese de investimento, é melhor sair do que virar "sócio-torcedor" da ação; (iii) errar faz parte do processo e reconhecer o erro te faz amadurecer como investidor. (iv) siga sua estratégia, mesmo que tenha que ajustar as velas durante o trajeto.