Saudações, amigos investidores!

  • Evolução Patrimonial

Apesar de todo caos político, econômico e sanitário oriundo da pandemia, esse mês foi positivo em termos de avanço patrimonial. 
  • Dividendos
Caiu apenas alguns pingados de Itaú e Bradesco, porém o mais importante é não deixar a fonte secar.


Fechei o primeiro trimestre com o total de R$ 79,75 em dividendos recebidos. No mesmo período do ano passado, recebi R$ 87,32, entretanto no primeiro trimestre de 2020 as empresas ainda não tiveram o impacto da pandemia em seus resultados e com isso, recebi bons dividendos da BBSE3 e ITUB3 (não tinha a limitação de distribuir apenas o mínimo obrigatório). 

A expectativa para o segundo trimestre de 2021 é extremamente positiva, uma vez que nesse período as empresas de energia elétrica costumam pagar seus dividendos e estou bem posicionado em Taesa (TAEE3) e com uma pequena posição em TRPL4 e CPLE6.


A renda passiva anual e média mensal seguem avançando e deve ganhar tração com os dividendos do próximo trimestre, conforme dito anteriormente. 

  • Aporte

Neste mês inseri uma nova empresa em minha carteira: CPLE6. Se trata de uma estatal paranaense que possui seus negócios ancorados majoritariamente no setor de geração de energia, além de receitas provenientes na transmissão e distribuição. A empresa apresenta uma forte geração de caixa e além disso, a direção divulgou uma nova política de distribuição de proventos onde: Se a dívida líquida/EBITDA estiver entre 1,5x e 2,7x então payout será de 50%. Se alavancagem for menor que 1,5x então o payout será de 65%. Com o nível de alavancagem em torno de 1,3x então o DY atual gira em torno de 8% e a tendência é que esse valor se mantenha, uma vez que a empresa possui projetos voltados para redução da sua dívida. Enfim, aportei na empresa antes da Data-com e nesse mês ainda devo receber dividendos.
  • Carteira Atualizada
A Taesa (TAEE3) já era minha maior posição da carteira e simplesmente disparou nesse mês devido rumores da venda da participação da empresa por parte da Cemig somado ao anúncio de proventos. Por isso eu procuro aportar seguindo o conceito de Dividendo Inteligente do Barsi. Enquanto a ação estava "lateralizada" eu vinha comprando, para terem uma ideia meu PM é R$ 9,36 e o preço atual é de R$ 12,90, ou seja, na máxima histórica. Óbvio que a ação pode continuar subindo, mas nesse preço atual eu não aporto e nem vendo minhas ações, vou receber os dividendos e reinvestir em outra empresa cuja cujo preço esteja mais favorável. 

No mês passado eu disse que não pretendia aportar em BBSE3 no momento e daria preferencia para as empresas com menor percentual da minha carteira, contudo no preço atual (cotação próxima de março de 2020) BBSE3  está "gritando e implorando" para ser comprado e deve ser meu próximo aporte.

Além disso, estou avaliando a possibilidade de trocar Bradesco (BBDC4) pelo Banco do Brasil (BBAS3). Gosto bastante do Bradesco, mas no momento BBAS3 está com DY superior, cotada abaixo do Valor Patrimonial e apresenta maior margem de segurança e possibilidade de crescimento. 

ITUB3 vou manter em stand by, aguardando definição sobre as ações da XPart.

VIVT3, SAPR4 e CSMG3 também manterei em compasso de espera para novos aportes, pois estou revendo (novamente) minha estratégia de alocação e em breve comentarei o racional.

Estou sem novas empresas no radar para compra, portanto para os próximos meses pretendo aumentar posição em TRPL4 e CPLE6.
  • Conclusão
Gostaria de postar com mais frequencia, mas ando tão desanimado, meu foco no momento é apenas cuidar da minha saúde (ainda não fui infectado pelo vírus) e trabalhar para me manter.

Bom feriado e se cuidem!