É muito comum os investidores em geral, seja através de Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube), fóruns de discussão ou ainda na Blogosfera procurarem as seguintes informações:

  • Quando será divulgado o balanço da empresa X?
  • Quando a empresa Y vai pagar dividendos?
  • Quanto vou receber de dividendos?
  • Se eu ficar com a ação até dia Z vou ter direito ao recebimento de dividendos?

Nesse sentido, as empresas oferecem, através do seu site de Relações com Investidores (RI), um recurso simples e extramente útil, aqui denominado Email Alert ou simplesmente Mailing, onde todas essas informações e demais Fatos Relevantes são enviados diretamente ao email do investidor cadastrado.

Como se Cadastrar?

Primeiramente, basta digitar o nome da empresa ou simplesmente o código da ação seguido do sufixo "ri". Por exemplo "itau ri", a primeira página sugerida pelo Google será a página de Relações com Investidores.
Busca no Google: Nome da empresa ou código da ação + ri


Feito isso, basta acessar o site e procurar por Mailing/Email Alert/Alertas RI e realizar seu cadastro. Algumas empresas solicitam somente seu Nome e Email no Cadastro, como é o caso do Itaú Unibanco. Ao clicar em Enviar você receberá um email automático confirmando seu cadastro.


Cadastro Email Alert: Banco Itaú


Algumas empresas podem exigir um Cadastro mais completo, por exemplo a BB Seguridade, contudo é um formulário básico e fácil de preencher, inclusive o investidor não tem a obrigatoriedade de informar alguns dados pessoais como Endereço e Empresa onde trabalha, limitando-se ao Nome e Email.

Cadastro Email Alert: BB Seguridade


Exemplos de Fatos Relevantes informados via Email Alert

Aviso: Distribuição de Dividendos Itaú


Aviso: Distribuição de Dividendos BB Seguridade


Aviso: Divulgação de Resultados 4T19 Engie

Conclusão

É muito importante que o investidor esteja atento à essas informações fidedignas, sobretudo sobre divulgação de resultados e anúncio de dividendos das empresas nas quais ele é sócio.

Vejo muito investidor iniciante que "perde o bonde", ou seja, se posiciona de forma incorreta numa ação visando o recebimento de dividendos, não o recebe e acaba frustrado vendendo suas ações posteriormente.  Isso tudo fruto de informação errada e/ou desencontrada.

Enfim, isso é algo muito particular, mas eu prefiro ir direto na fonte, então nada mais justo do que coletar as informações advindas da própria empresa, melhor ainda quando dispomos desse recurso em nossa própria Caixa de Entrada, além da segurança nos poupa um tempo precioso uma vez que não necessitamos buscar outros sites (por exemplo da Bovespa, que sempre fica fora do ar) ou Redes Sociais onde há difusão de muita informação distorcida.