Fala, finansfera, tudo bem com vocês?

Após um final de Janeiro turbulento em virtude das notícias envolvendo o Coronavírus, no decorrer do mês de Fevereiro a volatilidade ainda esteve presente e se intensificou justamente na quarta-feira de cinzas, cujo índice Bovespa apresentou uma queda de cerca de 6%, maior queda diária nos últimos 3 anos, motivado ainda pelo temor com o vírus. Totalizando, em Fevereiro, o índice teve uma retração de quase 10%. 

Evolução Patrimonial


Trazendo para minha realidade, a volatilidade da minha carteira se comportou de modo semelhante ao índice Bovespa. Ou seja, sofreu um impacto negativo em Janeiro (-4,57%) e a queda intensificou-se ainda mais no decorrer de Fevereiro (-9,40%). No geral, meu patrimônio apresenta um desempenho negativo da ordem de -8,40%, conforme planilha de controle macro da minha carteira e ilustrado pelo gráfico de Evolução Patrimonial.

                                   
Apesar disso, o recebimento de R$ 53,93 em dividendos no mês de Fevereiro, contribuiu para amortecer, em partes, a variação negativa. O efeito dos dividendos é notado na coluna V + D (Variação + Dividendos) e em Variação Acumulada (VA + D), onde os dividendos amortizaram em cerca de 2,6% da variação negativa. Considero um valor razoável, visto que a tendência natural é que meus dividendos se tornem maiores no decorrer do tempo e poderão amenizar de modo mais significativo eventuais quedas mensais.

O gráfico abaixo fornece o comportamento da variabilidade da Rentabilidade da Carteira em função do tempo, ou seja, demonstrando como as variações mensais e acumuladas, bem como as variações somadas aos dividendos se movimentam ao longo do tempo. É nítido a influência positiva dos dividendos no processo, sobretudo em períodos de queda, onde o recebimento de dividendos pode funcionar como uma espécie de escudo para o investidor, evitando que o mesmo venda suas ações no pânico e com prejuízo.


Carteira de ações: desempenho individual e composição


Os últimos dois meses foram terríveis em termos de Rentabilidade. Evito usar o termo "Rentabilidade", mas para fins de apresentação dos resultados da carteira se torna inevitável. Pois bem, focar tanto em "Rentabilidade", "Retorno" é capaz de nos induzir a tomar decisões impulsivas, vendendo com prejuízo, pois a mentalidade do investidor carrega consigo a busca por lucro.

Com relação as ações do Itaú Unibanco (ITUB3), até o momento acumula desempenho negativo de -5,14%. Considerando o pagamento de dividendos, a rentabilidade é de -1,83%.


Referente as ações da BB Seguridade (BBSE3), a oscilação foi ainda maior, da ordem de -13,68%. Por outro lado, com o recebimento de dividendos, esse valor é reduzido para -6,72%.


Apresentado o panorama de desempenho, segue composição e segmentação da carteira. Lembrando que ainda estou em processo de formação da mesma, com o tempo ela estará mais diversifica. Conforme disse desde meus primeiros posts, essa concentração inicial não me incomoda pois estudei as empresas antes de me tornar sócio.



Dividendos


Chegamos ao assunto que eu mais gosto de falar: dividendos. Após ficar deslumbrado com o meu primeiro dividendo de R$ 0,25 (hahaha) em Janeiro, nesse mês a colheita foi um pouco mais generosa graças aos dividendos pagos pela BBSE3, no valor de R$ 53,42 que somado ao dividendo mensal de ITUB3, totalizou R$ 53,93.

À princípio esse valor pode parecer baixo ainda, contudo representa mais de 10% do valor do meu aporte, portanto em termos percentuais considero razoável.

Além dos dividendos de Fevereiro, optei por inserir os dividendos que já estão provisionados, a fim de demonstrar o fluxo de dividendos que terei nos próximos meses, conforme ilustrado abaixo.


Desse valor total de dividendos, BBSE3 até o momento é a campeã na distribuição de dividendos. Contudo, apesar de ITUB3 ter reduzido seu payout (percentual do lucro líquido destinado aos acionistas) no último ano, não podemos subestimar a capacidade do banco em remunerar seus acionistas, uma vez que é uma verdadeira vaca leiteira. Enfim, tem muita água (quer dizer, dividendos) pra rolar até o final do ano.


Em que pese o histerismo do mercado, estou satisfeito com os resultados alcançados até o momento, pois o fluxo de dividendos já começa a aparecer e o mesmo é o pilar principal da minha estratégia de investimentos.

O meu foco é a renda passiva anual, obviamente que a sensação de receber dividendos todos os meses é ótima, mas o que importa é o seu montante anual, a partir desse valor você terá noção de que está ou não independente financeiramente, bastando dividir por 12, que daria o valor mensal.


Ainda não estipulei um valor alvo de Renda Anual, pois o meu objetivo é focar no processo nesse início, ou seja, não adianta fixar metas mirabolantes que só irão te desestimular, então prefiro manter os pés no chão e aportar mensalmente, com o tempo os resultados virão.

Conclusão

Apesar da volatilidade nos últimos 2 meses, sigo tranquilo com o meu plano. A estratégia focada em dividendos chega a ser tediosa, pois você não terá tantas emoções, isto é, compra e venda o tempo todo.

Comecei esse projeto há 4 meses e nada melhor do que passar por esse momento de crise iminente, afinal, as ações derretendo pode eliminar seu ego em achar que é o maior investidor do mundo (quando suas ações subiam por empolgação do mercado) como ocorreu no final do ano.

Enfim, aos iniciantes, recomendo não vender suas ações, evite olhar as cotações e use seu tempo para trabalhar, realizar atividades físicas e para o lazer. Esqueça Bolsa, sei que é difícil se manter alheio, mas se você tem vício em olhar cotação, patrimônio e fóruns, vai acabar vendendo em pânico.

Então, era isso por hoje, pessoal. Na próxima semana sai a postagem do meu aporte do mês! =)