Fala, finansfera!

Final de ano é um período onde é quase inevitável não pensarmos em metas para o próximo ano. Somos bombardeados diariamente, seja através das mídias sociais ou mesmo no convívio direto com outras pessoas, as quais tornam públicas suas metas: perder peso, passar naquele concurso, conseguir um aumento salarial, realizar a viagem dos sonhos, ter um filho, comprar a casa própria e etc.

No âmbito da Educação Financeira, muitas são as metas que podem ser traçadas, como por exemplo: quitar as dívidas, formar uma reserva de emergência, começar a investir em renda variável, aumentar seus aportes ou ainda iniciar seus investimentos no exterior, enfim cada qual com a sua meta em particular.


Nesse sentido, como estou no início da minha caminhada não irei criar metas absurdas ou fantasiosas, uma vez que podem gerar o efeito oposto, ou seja, afastar-me do meu objetivo. Portanto, defini um conjunto de metas simples porém palpáveis para o ano de 2020, são elas:
  1. Aportar TODOS os meses: Faça chuva ou faça sol, me comprometo em efetuar o aporte logo quando receber o salário. Nada supera o poder do aporte, ainda mais no início do processo, por mais  espetacular que seja a rentabilidade, o aporte ainda é mais importante. Uma analogia simples é o processo de fabricação do pão, onde o padeiro utiliza o fermento para o pão crescer, por mais que siga a receita corretamente, tenha um bom maquinário e demais ingredientes, o que faz o pão crescer é o fermento. Portanto, o aporte é o equivalente do fermento nesse processo, ou seja, por mais que você tenha criado toda uma metodologia de investimentos, nada vai acontecer sem os aportes mensais.
  2. Reinvestir TODOS os dividendos/proventos: Por menor que sejam no início, não podemos negligenciar o poder do reinvestimento dos dividendos. Foi assim que Luiz Barsi fez sua fortuna. No começo são centavos, porém com o passar do tempo o bolo vai crescendo progressivamente. 
  3. NÃO vender NENHUMA ação: Caso venha uma oscilação forte, preciso manter minha inteligência emocional e sobretudo seguir o plano, ou seja, continuar aportando em ativos de valor e vender somente no caso da empresa perder seus fundamentos. O desafio é incorporar de fato o conceito de sócio e não deixar que os ruídos do mercado atrapalhem minha rota.
Eu poderia definir algumas metas do tipo "X reais de renda passiva em 2020", ou ainda "X ações de empresa Y". Entretanto optei por estabelecer somente estas três metas pois as mesmas (se devidamente cumpridas) me darão impulso suficiente para trilhar de fato este caminho. No final de 2020, assim espero, farei um balanço e quem sabe não estabeleça metas mais agressivas? 

Esse será meu primeiro ano na Renda Variável, um desafio e tanto para uma pessoa que só descobriu esse mercado após os 30 anos de idade. Comecei esse Projeto coincidentemente no momento em que o mercado está "em alta". Contudo, montei pacientemente minha reserva de emergência e estou estudando há 02 anos sobre as mais variadas estratégias de investimento e essa é, sem dúvidas, aquela que vai de encontro com aquilo que almejo: auferir renda passiva capaz de proporcionar a liberdade financeira. 

E você, caro leitor, quais são suas metas financeiras? Vamos compartilhar.