Fala, finansfera!

Ontem tivemos o último pregão do ano de 2019 na Bovespa e aproveitando um tempinho neste último dia do ano, venho atualizar minha carteira.

O mês de Dezembro, impulsionado pelo rally de Natal, foi um mês muito bom para os investidores de um modo em geral. O Ibovespa registrou alta de 6,85% neste mês e encerrou o ano acumulando uma rentabilidade de 31,58% - a maior variação anual desde 2016, segundo o Portal Economatica.

Acompanhando esta "onda", minha humilde carteira composta apenas por ITUB3 (até o momento), teve um desempenho muito bom, conforme imagem abaixo. 

                                                   Rentabilidade histórica


Ao contrário do mês de Novembro onde terminei no negativo, este mês tive uma rentabilidade de 7,18%, excelente considerando que a Taxa Selic se encontra na faixa de 5%. Entretanto, não me iludo com isto uma vez que estamos num período de alta onde até os micos estão subindo, então é importante conter a euforia e seguir o plano.

Obviamente que o aumento do patrimônio é importante sobretudo no aspecto psicológico para o investidor, porém o meu foco é na renda passiva. Por falar nisso, meus primeiros centavos e reais estão provisionados para 2020. 

                                                   Dividendos provisionados para 2020

Por fim, desejo aos leitores uma excelente noite de Reveillon, que aproveitem este momento com a família e amigos. Bebam com moderação!

Feliz 2020 e bons investimentos!