Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um breve fechamento mensal em véspera de feriado:

  • Evolução Patrimonial

Patrimônio estagnado, muita volatilidade no mercado por conta de política, incertezas na economia, enfim fica a sensação que o seu aporte está sumindo, entretanto as ações (em quantidade) segue aumentando, isso que importa.
  • Dividendos
Outro mês fraco em termos de dividendos. Recebi os tradicionais pingados dos bancos ITUB3 e BBDC3, além de um dividendo da VIVT3 que estava provisionado há um tempão.



Média mensal de proventos segue crescendo timidamente, porém espero bater R$ 50,00 até o final do ano, conforme disse no post de fechamento do mês passado. TRPL4 anunciou dividendos nessa semana, então vai contribuir positivamente no atingimento dessa meta. Ainda no aguardo pela deliberação de dividendos da TAEE3, pra fechar com chave de ouro o ano.


  • Aporte

Aportei no Banco Itaú, conforme racional apresentado na postagem anterior.
  • Carteira Atualizada

BBSE3: Apesar da forte volatilidade nesse mês, a BBSE3 (por incrível que pareça) foi uma das poucas que segurou a bronca na minha carteira. Na expectativa pela divulgação dos resultados do 3T2021, onde o mercado prevê uma melhora nos resultados, devido sobretudo ao aumento da Taxa Selic e recuo no IGPM. 

TAEE3: Esperando os dividendos até o final do ano para reinvesti-los na primeira oportunidade que surgir. Nesse ano não comprei Taesa, então nada mais justo que reinvestir os dividendos numa empresa que têm me gerado tanto retorno, cerca de 20% apenas em dividendos e 30% em valorização. 

BBDC3: Por ora, não pretendo aportar, mas sigo de olho.

ITUB3: Idem ao BBDC3.

EGIE3: Ensaiando uma recuperação, resultado do 3T próximo, continua no meu radar.

TRPL4: Pretendo continuar aumentando posição no próximo aporte.

SAPR4: Não pretendo aumentar posição no momento, mas manterei em carteira até Julho de 2022, onde reavaliarei o investimento.

CPLE6: Pretendo aumentar posição no próximo aporte, talvez dividirei o valor entre ela e TRPL4.

Empresas no radar: B3SA3, BBAS3, PSSA3, ROMI3, VBBR3 (Antiga BRDT3), CYRE3. Lembrando que não se trata de recomendação de compra.
  • Conclusão
A conclusão quase sempre é a mesma: continuo aportando mesmo com tanta volatilidade, desconsiderando ruídos, não olhando patrimônio e focando sempre no aumento da renda passiva.

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!