O post de hoje é sobre meu assunto favorito: dividendos.

Esse foi meu primeiro ano de investimento e recebimento de dividendos e apesar de todo o contexto (pandemia, crise econômica, limitação de dividendos e etc) considero o saldo extremamente positivo.

Sem mais delongas, vamos ao Ranking:

1- TAESA (TAEE3)

Em qualquer lista de maiores pagadoras de dividendos por ano a Taesa está inclusa. Não é para menos, como sempre salientei, Taesa é uma empresa extremamente segura para se investir e uma verdadeira vaca leiteira. 

Em 2020, a Taesa (TAEE3) pagou  aos seus acionistas cerca de 1,07 por ação. Essa distribuição, acabou me gerando um yield on cost próximo de 7,62%. Segue as datas e valores recebidos ao longo do ano.


2- BB SEGURIDADE (BBSE3)

A BBSE3, assim como a Taesa, é outra figurinha presente em qualquer lista de maiores pagadoras de dividendos.

Em 2020, a empresa pagou cerca de 2,78 por ação em forma de proventos. Lembrando que uma parte desse valor diz respeito à venda e alienação da sua participação da IRB que acabou sendo distribuído aos acionistas como forma de amortização, mesmo assim a empresa costuma pagar cerca de 1,50 por ação ao ano. Segue as datas e valores recebidos ao longo do ano.


3- ITAÚ UNIBANCO (ITUB3)

Itaú Unibanco (ITUB3) pouco aparece nas carteiras de dividendos pois acaba sendo representado pela Holding Itaúsa (ITSA4). De todo modo, para quem quer receber dividendos mensalmente e investir diretamente no banco, Itaú é a melhor opção e foi um dos motivos que optei por ele.

Em 2020, devido a limitação na distribuição de proventos imposta pelo Bacen, ITUB3 distribuiu cerca de 1,30 por ação. À título de comparação, em 2019 o banco distribuiu cerca de R$ 2,80 por ação, ou seja, os proventos tiveram uma redução superior à 50%.

Apesar disso, ITUB3 aparece na terceira posição do meu ranking. Segue as datas e valores recebidos ao longo do ano:


4- COPASA (CSMG3)

A COPASA (CSMG3) comumente aparece nas listas de maiores pagadoras de dividendos, contudo não nutre uma grande simpatia sobretudo dos "analistas" de mercado e influencers por ser estatal e etc.

Como em minha análise eu atribuo um peso maior ao que a empresa é capaz de me remunerar como acionista do que propriamente o risco atribuído ao fato de ser estatal, acabei inserindo a Copasa na carteira justamente no momento em que a mesma deliberou um dividendo extraordinário, seguido de desdobramento das ações. 

Resumindo, comprei 5 ações, minhas 5 ações se transformaram em 15, recebi um bom dividendo e ainda pude reinvesti-lo comprando mais 2 unidades, totalizando 17 em minha carteira e me gerando um dividend yield de cerca de 11%, simplesmente sensacional.


5- BANCO BRADESCO (BBDC3)

Acabei comprando BBDC3 após os circuit break de Março, onde os preços simplesmente despencaram e paguei uma verdadeira pechincha na ação. Por conta da limitação dos dividendos, Bradesco me pagou apenas os tradicionais JSCP mensais. Apesar disso, em 2020 teve o programa de bonificação 10x1, ou seja, para cada 10 ações em custódia o acionista ganhava 1 nova ação, como eu possuía 10 ações acabei ganhando 2. 


Como eu sempre mencionei, em 2020 era o ano do plantio, então fiz novos aportes no Bradesco e fechei o ano com 50 ações. Nessa semana, o banco divulgou os resultados e anunciou nova bonificação 10x1, portanto irei ganhar mais 5 ações. Além disso, no mês passado já me pagou uma boa quantia em dividendos, então a expectativa é que no Ranking de 2021 o Bradesco possa estar melhor posicionado.

Conclusão

Conforme eu salientei na introdução, diante do contexto considero que 2020 foi positivo em termos de dividendos em minha carteira.

Para 2021 prevejo um desempenho melhor, sobretudo se o Bacen retirar a limitação, aí Itaú e Bradesco irão distribuir um caminhão de proventos.

Além disso, empresas que possuo em carteira, tais como EGIE3 (pagou em Janeiro) SAPR4 ( deve pagar em Julho) e VIVT3 (costuma pagar 3~4 vezes ao ano) e CSMG3 (costuma pagar trimestralmente) irão ajudar no desempenho. 

Fora as vacas leiteiras BBSE3 e TAEE3 que provavelmente farão jus a tradição.

Enfim, era isso que eu queria compartilhar com vocês, lembrando que dividendos passados não é garantia de dividendos futuros, então é importante acompanhar se as empresas que você investe continuam dando lucro.