Saudações, amigos investidores!
E lá vamos nós para mais um fechamento desse humilde projeto amador de investimento.
Primeiro mês do ano e já fui surpreendido novamente com essa tal volatilidade.
O que conquistei de avanço patrimonial em Dezembro foi por água abaixo e meu aporte de Fevereiro simplesmente sumiu. Entretanto, isso não é novidade, pois em Março e Agosto de 2020, respectivamente, aconteceu a mesma coisa, então estou meio que calejado.
Sem mais delongas, vamos para os proventos recebidos em janeiro.
Dividendos
Ação Qtde Dividendos/JSCP
EGIE3 14 21,13
BBDC3 50 16,78
ITUB3 34 0,51
Destaque para EGIE3 que, enfim, pagou os dividendos que foram deliberados no ano passado.
BBDC3 também pagou um bom valor de JSCP, mas muito aquém do que vinha pagando em virtude da limitação imposta pelo Bacen.
ITUB3 pagou os tradicionais dividendos mensais, espero que nesse mês de Fevereiro venha um valor razoável de distribuição, como de costume.
Em Fevereiro a BBSE3 costuma deliberar e pagar dividendos também, então a expectativa é positiva.
Espero chegar ao final do ano superando os dividendos recebidos em 2020 e consequentemente, a média mensal. De grão em grão e se o Bacen ajudar, acredito que alcançarei essa meta.
Aporte 16: SAPR4
O aporte do mês foi em SAPR4. O ativo estava com rentabilidade negativa de quase 25% em minha carteira. Infelizmente, a cotação da empresa vem sendo depreciada graças à estiagem no Estado do PR e também em virtude de decisões do Governo com relação ao reajuste tarifário, que novamente foi postergado. Enquanto uns choram, outros vendem lenços, já dizia Warren Buffet. Portanto, são nesses momentos que devemos comprar. Enquanto corretoras indicam venda (pra derrubar cotação e comprar depois mais barato), aproveito pra comprar mais pois acredito na capacidade da empresa de gerar caixa.
Carteira de Ações
Feito o aporte mensal, minha carteira no momento apresenta a seguinte configuração:
Seguindo o mesmo raciocínio do último fechamento, por ora não aportarei nas seguintes ações: TAEE3, BBSE3, ITUB3, BBDC3, EGIE3 e SAPR4, salvo divulgação de algum dividendo gordo e cuja data-com compreenda meu período de aporte.
VIVT3: estou de olho, costuma deliberar dividendos em Março.
CSMG3: também costuma deliberar dividendos em Março.
Outras empresas no meu radar:
ENAT3: bons dividendos e abaixo do meu preço-teto, ainda pensando se vale a pena comprar pro longo prazo, pois a mesma está inserida num setor volátil e que sofre muita interferência que é o de Petróleo.
BRSR6: banco super descontado, negociando abaixo do Valor Patrimonial e paga bons dividendos.
ROMI3: empresa interessante inserida no setor industrial, mesmo na crise apresentou ótimos números e vem pagando um dividendo excelente.
TRPL4: está abaixo do meu preço-teto, excelente empresa, inserida num setor perene que é transmissão de energia, uma verdadeira vaca leiteira.
Conclusão
Outro mês conturbado em termos de volatilidade, mas como seu sempre digo: independente da condição, continue aportando.
O importante é plantar uma semente mensalmente (aporte mensal), ter paciência para colher os frutos (dividendos) e reinvesti-los. Seguindo esse ciclo indefinidamente, alcançaremos nossos objetivos em termos de renda passiva.
Então, era isso pessoal, um abraço.
Histórico de Aportes: Confira Aqui!
Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!
Carteira Atualizada: Confira Aqui!
14 Comentários
E aí, Colheita!
ResponderExcluirPois é, em Janeiro também tive os maiores dividendos da minha históra Tardia. A SAPR4 é uma acão que estou de olho tem um tempo, é um setor que não possuo na carteira e essa parece uma boa opção pra representá-lo.
O que ocorre é que tenho tido muita dificuldade de aportar aqui na bolsa brasileira..acho que muita informação que ando consumindo ultimamente colocou esse "bloqueio" na minha mente, haha! Preciso avaliar isso melhor.
Abraço!
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Cara, li seu tópico de fechamento e na correria acabei não comentando, mas é exatamente isso que você falou: anda consumindo muitas notícias e isso acaba afetando negativamente sua análise.
ExcluirConcordo com todos os problemas que convivemos em nosso país, mas independente disso as empresas trabalham visando lucro, mesmo que a política possa interferir decisivamente em seus negócios.
Um exemplo, a Taesa, mesmo na crise e independente do Governo ou desgoverno, a empresa vem apresentando lucro em toda década e remunerando seu sócio ano após ano. Vou deixar de investir nessa empresa por conta de notícias? Não. Só se a empresa deixar de dar lucros que vou considerar vender as ações.
Ainda não penso em investir no exterior justamente por acreditar que podemos investir em excelentes empresas daqui. Política é até bom por um lado pois gera volatilidade e abre oportunidades de compra, no frigir dos ovos o que importa é se a empresa é lucrativa ou não.
Abraço.
Onde eu consigo uma tabela dessas de Evolução patrimonial?
ResponderExcluirEu mesmo que criei no Excel. Não está totalmente automatizada, mas quebra meu galho.
ExcluirMinha carteira tem 1/3 de exposição ao setor financeiro e também estou contando com o fim das restrições do BACEN para os bancos pagarem gordos dividendos. Ajuda a gente BACEN hahahah'
ResponderExcluirSobre BBSE3, comprei dela um pouco mas estava lendo que a expectativa é de um resultado fraco no QT20, parece que a BrasilPrev acabou decepcionando. Espero que os analistas estejam equivocados e ela surpreenda.
Sobre as ações que está de olho, eu também tenho namorado VIVT3, mas ainda não bati o martelo.
O mês pode ter sido ruim para a valorização, mas ao tempo é bom para o aporte.
Abraços,
Pi
https://poupadordointerior.blogspot.com/
"O mês pode ter sido ruim para a valorização, mas ao tempo é bom para o aporte."
ExcluirNa mosca, P.I
BBSE3 como possui um caixa robusto, acabou dando um reforço na BrasilPrev, com isso o payout de 2021 deu uma reduzida, mesmo assim acredito que irá distribuir bons dividendos neste ano.
VIVT3 comprei no fundo, em 43 reais, se tiver um desfecho favorável acerca do leilão 5G, acredito que a ação dispara, fora que distribui cerca de 6% a.a. de dividendos.
Engie foi só love em janeiro :) concordo com vc. Continue aportando...
ResponderExcluirEnfim a Engie pagou os dividendos, agora falta a Saneparzinha.
ExcluirVamo que vamo!
Engie, sempre em nossos corações haha
ResponderExcluirBelo fechamento, Colheita!
Engie é high quality, dificilmente vou conseguir comprar novamente nos 39 reais haha, o jeito é aumentar o PM qualquer hora dessas.
ExcluirAbraço, One.
Estamos juntos em BBSE. Será o meu aporte do mês. Vendi SAPR mas continuo acreditando na empresa. Isso já aconteceu anteriormente. Vislumbrei outras oportunidades no curto prazo, além de algumas subscrições de FIIs.
ResponderExcluirTenta comprar BBSE3 hoje ou amanhã, pois na segunda-feira é a divulgação dos resultados e provavelmente os dividendos serão deliberados, com isso os tubarões devem entrar pesado pra puxar a cotação pra cima levando as sardinhas junto kkkkk.
ExcluirMuito boa sua carteira focada em dividendos!
ResponderExcluirSanepar acho que está assim mais por causa do governo mesmo, nos últimos dias começou chover bem aqui no sul, no nosso caso que estamos aportando até é bom que ela se mantenha barata.
Abs
Muito iniciante comprou Sanepar mais por conta de influenciadores digitais, então esse período de queda e lateralização é ótimo pra testar o estômago dos novatos.
ExcluirPeríodos de lateralização é ótimo para acumular ações, recentemente aconteceu o mesmo com TRPL4 que ficou uns 6 meses entre 21~22 reais e depois explodiu pra 29. Provavelmente, devo fazer outros aportes em SAPR4 até o final do ano.
Valeu!
Postar um comentário