Saudações, amigos investidores!

E lá vamos nós para mais um fechamento desse humilde projeto amador de investimento.

Primeiro mês do ano e já fui surpreendido novamente com essa tal volatilidade. 

O que conquistei de avanço patrimonial em Dezembro foi por água abaixo e meu aporte de Fevereiro simplesmente sumiu. Entretanto, isso não é novidade, pois em Março e Agosto de 2020, respectivamente, aconteceu a mesma coisa, então estou meio que calejado.

Sem mais delongas, vamos para os proventos recebidos em janeiro.

Dividendos


Comecei o ano recebendo bons dividendos. Enquanto em Janeiro/2020 recebi R$ 0,25 de dividendos do Banco Itaú (meu primeiro dividendo recebido na vida), nesse Janeiro/2021 recebi R$ 38, 42.

Ação        Qtde      Dividendos/JSCP     

EGIE3   14                21,13         
BBDC3   50        16,78          
ITUB3   34         0,51

Destaque para EGIE3 que, enfim, pagou os dividendos que foram deliberados no ano passado.

BBDC3 também pagou um bom valor de JSCP, mas muito aquém do que vinha pagando em virtude da limitação imposta pelo Bacen.

ITUB3 pagou os tradicionais dividendos mensais, espero que nesse mês de Fevereiro venha um valor razoável de distribuição, como de costume.


Em Fevereiro a BBSE3 costuma deliberar e pagar dividendos também, então a expectativa é positiva.

Espero chegar ao final do ano superando os dividendos recebidos em 2020 e consequentemente, a média mensal. De grão em grão e se o Bacen ajudar, acredito que alcançarei essa meta.

Aporte 16: SAPR4


O aporte do mês foi em SAPR4. O ativo estava com rentabilidade negativa de quase 25% em minha carteira. Infelizmente, a cotação da empresa vem sendo depreciada graças à estiagem no Estado do PR e também em virtude de decisões do Governo com relação ao reajuste tarifário, que novamente foi postergado. Enquanto uns choram, outros vendem lenços, já dizia Warren Buffet. Portanto, são nesses momentos que devemos comprar. Enquanto corretoras indicam venda (pra derrubar cotação e comprar depois mais barato), aproveito pra comprar mais pois acredito na capacidade da empresa de gerar caixa.

Carteira de Ações

Feito o aporte mensal, minha carteira no momento apresenta a seguinte configuração:

Seguindo o mesmo raciocínio do último fechamento, por ora não aportarei nas seguintes ações: TAEE3, BBSE3, ITUB3, BBDC3, EGIE3 e SAPR4, salvo divulgação de algum dividendo gordo e cuja data-com compreenda meu período de aporte.

VIVT3: estou de olho, costuma deliberar dividendos em Março.

CSMG3: também costuma deliberar dividendos em Março.

Outras empresas no meu radar:

ENAT3: bons dividendos e abaixo do meu preço-teto, ainda pensando se vale a pena comprar pro longo prazo, pois a mesma está inserida num setor volátil e que sofre muita interferência que é o de Petróleo.

BRSR6: banco super descontado, negociando abaixo do Valor Patrimonial e paga bons dividendos.

ROMI3: empresa interessante inserida no setor industrial, mesmo na crise apresentou ótimos números e vem pagando um dividendo excelente.

TRPL4: está abaixo do meu preço-teto, excelente empresa, inserida num setor perene que é transmissão de energia, uma verdadeira vaca leiteira.

Conclusão

Outro mês conturbado em termos de volatilidade, mas como seu sempre digo: independente da condição, continue aportando. 

O importante é plantar uma semente mensalmente (aporte mensal), ter paciência para colher os frutos (dividendos) e reinvesti-los. Seguindo esse ciclo indefinidamente, alcançaremos nossos objetivos em termos de renda passiva.

Então, era isso pessoal, um abraço.

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!