Saudações, amigos investidores!

Passado as festividades de final de ano, então é hora de atualizar o nosso tradicional fechamento mensal.

Conforme imagem da Evolução Patrimonial, fica evidente que o mês de Dezembro (embora já incluído o aporte de Janeiro), assim como Novembro, foi muito bom tanto na questão de valorização das ações quanto em termos de dividendos.

Quando olhamos para o gráfico de Evolução Patrimonial, fica nítido o seguinte mantra: Renda Variável varia. Entretanto, mesmo variando para baixo, as ações sobem caindo. Parece meio contraditório, mas esse movimento é real. Apesar de todo pânico no mercado, circuit breaks, temores com relação à uma segunda onda do Corona, meu patrimônio cresceu ao longo do ano.

Portanto, fica a mensagem aos iniciantes, seu patrimônio não vai crescer em linha reta e nem vai cair indefinidamente. Basta ter paciência e investir em boas empresas que você pode colher bons resultados no mercado de ações, sempre pensando no longo prazo.

Dividendos

Outro mês bom no quesito dividendos. Recebi um dividendo extraordinário da Copasa CSMG3 que proporcionou um Dividend Yield de cerca de 12%. Uma raspinha de JSCP da Taesa TAEE3 para fechar uma distribuição expressiva de dividendos em 2020, cerca de 1,07 por ação e DY por volta de 9%, simplesmente sensacional. Além dos tradicionais dividendos e JSCP mensais do Banco Itaú e Bradesco, respectivamente. Em resumo:

Ação        Qtde      Dividendos/JSCP     

CSMG3  5                     32,43                  
TAEE3  168         7,49          
BBDC3   50         0,74          
ITUB3   34         0,51

TOTAL                           41,17


Dessa forma, recebi em 2020 o total de R$ 290,40 em proventos, sendo a média mensal de R$ 24,20.



Considerando o valor aportado e dividendos recebidos, minha carteira me gerou um Dividend Yield médio de 4,3%, o que relevante comparado com o que paga a Renda Fixa no momento.

A tendência em 2021 é minha média mensal de dividendos aumentar, de todo modo essa média hoje representa quase 10% do valor do meu aporte mensal que hoje é de R$ 250,00. Ou seja, devagar e com paciência a participação dos dividendos no aporte mensal vai criando forma.

Portanto, Num ano de pandemia em que muitas empresas restringiram os dividendos ou distribuíram o mínimo obrigatório, me dou por satisfeito pelo total recebido. 

Aporte 15: ITUB3 e BBSE3


Neste mês de Dezembro consegui aportar em dobro graças ao 13º salário. As ações escolhidas foram ITUB3 e BBSE3 por dois motivos basicamente: cotação depreciada considerando meu preço médio de aquisição e proximidade do anúncio de dividendos de ambas, que costuma ser em Fevereiro de cada ano.

Além disso, reinvesti dividendos da CMSG3 e da queridinha TAEE3.

Meu próximo aporte será em Fevereiro, provavelmente. Quero aproveitar este mês para descansar e me desligar um pouco do mercado.

Carteira de Ações

Feito o aporte mensal e reinvestimento de dividendos, minha carteira no momento apresenta a seguinte configuração:

TAEE3: Minha maior posição e assim deve permanecer por um bom tempo. Próximo aporte deve ser em Abril ou Maio, quando a empresa costuma deliberar dividendos.

BBSE3: Mesma lógica da Taesa, devo aportar novamente em Agosto ou antes para reinvestir o próximo dividendo que será distribuído.

ITUB3: Também não devo aportar nos próximos meses, existe outra opção no setor bancário (BRSR6) que oferece maior margem de segurança.

BBDC3: Mesmo racional de ITUB3.

EGIE3: Acima do meu preço-teto, existe outra ação do setor elétrico (TIET3) em melhor momento de compra do que essa.

SAPR4: Cotação depreciada, quase 20% abaixo do meu preço médio. Pode ser a escolhida para os meus próximos aportes.

VIVT3: Cotação ainda dentro do meu preço-teto, então pode ser a escolhida para os meus próximos aportes.

CSMG3: Ação com alto potencial de valorização devido os desdobramentos do marco do saneamento, além de pagar dividendos generosos. Então pode ser a escolhida para os meus próximos aportes.

Ações no Radar: WIZS3, ENAT3, ROMI3, BRSR6, TIET3, TRPL4.

Conclusão

Uma frase resume meu primeiro ano investindo em ações: "Que ano!"

Mas no frigir dos ovos, estou extremamente satisfeito com os resultados conquistados até aqui.

Espero que essa vacina chegue logo, seja eficiente e que possamos retomar nossas atividades cotidianas normalmente. Definitivamente, estou de saco cheio desse "Novo normal".

Feliz 2021 e bons aportes para nós!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!