O objetivo de quem investe em ações visando renda passiva é unânime: pagar suas contas com os dividendos.

No início, para o pequeno investidor, isto é, aquele que poupa um percentual do seu salário e investe em ações, o valor que você recebe de dividendos pode ser desestimulante, pois você começa recebendo alguns centavos ou reais, mas com o tempo e paciência seus dividendos vão se tornando mais robustos.

Assim sendo, focar no objetivo final que é viver exclusivamente dos dividendos é correto, entretanto no meio do caminho podemos comemorar pequenas vitórias, por que não?

A intenção deste post é tentar tornar o processo menos angustiante e consiste em identificar uma despesa pessoal que eu já conseguiria pagar considerando a média mensal de dividendos que venho recebendo.


Esse valor de R$ 10,13 é considerado baixo, entretanto consigo pagar uma despesa: Assinatura da Amazon Prime que custa R$ 9,90 por mês. Pode parecer ridículo, mas despesa é despesa, independente da sua dimensão no orçamento doméstico.

Da mesma forma que podemos estabelecer metas em ações e dividendos, criar metas de "pagar tal despesa ou boleto com dividendos" é válido. Por exemplo:

Metas           Custo           Discriminação

Meta 1 .......   9,90    ........  Assinatura Amazon Prime
Meta 2 ....... 24,90    ...... Corte de Cabelo + Meta 1
Meta 3 ....... 114,90   ..... Conta de Internet + Meta 1 + Meta 2
Meta 4 ....... 264,90   ..... Conta de Água + Meta 1 + Meta 2 + Meta 3
Meta 5 ....... 514,90   ..... Conta de Luz + Metas anteriores
Meta X .......     Y      ...... Z (Somatório de todas as despesas mensais)

À medida que seus dividendos forem aumentando, você parte pra uma meta que representa um valor maior do seu orçamento (Por exemplo, despesa com aluguel, alimentação ou transporte). Esse processo te dará um combustível extra para continuar aportando até alcançar o objetivo final.

E você, caro leitor, o que consegue pagar com seus dividendos? Compartilha com a gente, não precisa ter vergonha...