Muitos brasileiros independentemente da sua condição de empregabilidade, ou seja, CLT, Concursado ou autônomo e até mesmo desempregado sonham com algo em comum: empreender.

Podemos citar diversos motivos que alimentam esse desejo:

  • Largar o emprego atual por detestar o que faz, odiar o chefe, não suportar mais seus colegas de trabalho, carga horária massante, clientes chatos, trabalho repetitivo;
  • Vontade de ser seu próprio chefe;
  • Liberdade/independência;
  • Melhorar de vida através de um retorno financeiro maior;
  • Idealizar um tipo de negócio no sentido de defini-lo como sendo o seu "propósito de vida".
Entretanto, empreender em nosso país é uma missão hercúlea pelos seguintes motivos:
  • Carga tributária elevada;
  • Justiça do Trabalho possui uma tendência natural em favor do trabalhador na maioria das ações trabalhistas;
  • Dificuldade em encontrar mão de obra qualificada;
  • Geração atual não assimila muito bem o que é hierarquia e regras de conduta no ambiente de trabalho;
  • O empreendedor, em sua maioria, não possui conhecimentos de Administração e Contabilidade, não procura a devida orientação e geralmente mistura suas finanças pessoais com a do negócio;
Em contrapartida, muitos defendam a tese que é fácil empreender hoje em dia, especialmente na Internet (digital influencer, marketing digital, Youtuber e etc), geralmente apontam as exceções, trazendo à tona pessoas que enriqueceram vendendo cursos ensinando os outros à empreender. Obviamente que você pode conseguir algum sucesso nesse ramo, mas o essencial aqui é não se agarrar às ilusões de que ficará rico da noite para o dia sem o mínimo de esforço.

Outra corrente ressalta que você pode empreender vendendo água mineral na rua, bombons e trufas no sinal, doces caseiros, marmitas fitness e etc. De fato, você pode ter bons resultados nesses nichos, mas requer muito trabalho e esforço, você não será famoso feito o vendedor de água mineral que inclusive escreveu livros sobre empreendedorismo, pois isso é uma exceção. 

Enfim, pode soar meu pessimista o tom do meu texto, porém não penso em desencorajar ninguém. Acredito que todo mundo deve buscar melhorar de vida, apenas expus alguns pontos desafiadores para quem pensa em empreender. Eu mesmo, não penso (no momento) em ter um negócio próprio, justamente por vários motivos abordados acima. Já tive experiência em ser sócio em um negócio e senti na pele todas essas dificuldades e atualmente trabalho em regime CLT.

E por que toda essa introdução? Para mostrar um caminho alternativo que poucos brasileiros conhecem, que é investir em ações com a mentalidade de se tornar sócio das empresas.


Motivos para empreender investindo em ações:
  • Sem burocracia para entrar e sair do negócio: Com apenas um celular ou computador com internet, conta em corretora e pouco dinheiro, você já consegue se tornar sócio de uma empresa em questão de segundos;
  • Você terá outras pessoas trabalhando por você: na condição de sócio, você não trabalha pela empresa pois tem diretores, CEO e funcionários cumprindo suas tarefas cotidianas;
  • Você recebe dinheiro da empresa: participa da distribuição de lucros da empresa através de dividendos.
  • Liberdade: tanto física como na questão do tempo. Você pode acompanhar o desempenho da empresa através dos resultados trimestrais ou anuais bastando ter conexão à internet, sem a necessidade de se preocupar diariamente.
  • Baixo custo: com R$ 100 ou menos você já pode se tornar sócio de grandes empresas.
  • Diversidade de receitas: investindo em empresas de setores diferentes você consegue gerar renda passiva de múltiplas fontes.
Da mesma forma que evidenciei as dificuldades em empreender tradicionalmente, trago alguns pontos de atenção no empreendimento em ações:
  • Estudo: você precisa estudar sobre a empresa antes de se tornar sócio;
  • Acompanhamento: analisar através dos balanços e demonstrações financeiras se a empresa continua gerando lucro, pois através do mesmo que você será remunerado como acionista.
  • Disciplina: aportar todos os meses.
  • Paciência: você não ficará rico rapidamente, esqueça gurus de mercado que só querem vender curso e enriquecer nas suas custas. O enriquecimento através do investimento em ações é algo lento porém palpável, mas demanda tempo.
  • Riscos: de mercado, regulatórios, governamental, econômico, político e etc. Investir em ações mesmo com a mentalidade de se tornar sócio também incorre em riscos, esteja ciente disso. As empresas podem passar por dificuldades e ter quedas nas receitas (como está acontecendo nessa pandemia) e o sócio pode ter sua remuneração afetada através do represamento, postergação ou diminuição dos dividendos.
Conclusão

Empreender investindo em ações é algo que está ao alcance de todos, exceto para quem esteja desempregado no momento. 

Para quem quer gerar uma renda extra através do empreendedorismo e ainda não descobriu qual o seu nicho, empreender investindo em ações é o melhor caminho.

O mesmo vale para aqueles que não querem se estressar com funcionários, clientes, fornecedores e etc.

Para quem poupa mensalmente mas ainda não se sente preparado para iniciar algo pois tem receio de sair da sua zona de conforto, empreender em ações também pode ser uma alternativa.

Por outro lado, para quem possui capital para iniciar algo e ainda não descobriu seu propósito, porém sonha em ser dono de um empreendimento, sugiro ter paciência e seguir sua intuição acima de tudo.

Para aqueles que enxergam as ações como forma especulativa (comprar e vender operando notícias) esse caminho não é recomendado. Na condição de sócio você quer ser remunerado através dos lucros gerados pela empresa e não na venda do empreendimento, desse modo não justifica comprar e vender as ações, o objetivo é se manter sócio enquanto você está sendo remunerado através dos dividendos.

Portanto, o objetivo do tópico foi mostrar que é possível empreender além da forma convencional. Eu optei por esse caminho, sei das dificuldades e limitações, porém é a maneira que têm me trazido paz. 

Ainda não tenho aquele desejo ardente de ser empreendedor (quem sabe no futuro?), mas meu maior desejo no momento é ser livre financeiramente e a melhor maneira que descobri é através do investimento em ações com foco em dividendos ancorado na mentalidade de ser sócio e não especulador.

Existem diversos caminhos para melhorarmos nossa condição de vida e financeira, entretanto cabe à cada indivíduo escolher aquele que melhor se adequa à sua realidade. 

Se você quer empreender na internet? Vá em frente. 

Quer vender doces no sinal? Vá e não tenha vergonha. 

Quer sair do seu emprego e usar a rescisão para começar um pequeno negócio? Ótimo, siga firme em sua busca.

Mas tenha em mente que não existe sucesso sem esforço, trabalho, vontade, perseverança, abnegação, riscos e privações.

Vejo muita badalação na internet, especialmente Youtube e Instagram, como se alcançar a Independência Financeira investindo em ações fosse simples, aportando valores fora da realidade do brasileiro ou criando carteiras fictícias. Se fosse tão fácil teríamos diversos Barsis como exemplo, mas poucos querem pagar o preço. 

Não é fácil poupar e investir todos os meses, nós brasileiros não temos educação financeira para isso, somos condicionados ao consumismo imediato. Não é fácil começar recebendo centavos de dividendos que não são suficientes para comprar uma única ação da empresa que o pagou, mas eu tenho plena certeza que esse método funciona por isso estou pagando o preço e pretendo não desistir disso.

E você, caro leitor, qual o seu desejo? O meu caminho eu escolhi e estou compartilhando a caminhada com vocês...