Saudações, amigos investidores!
Findado outro mês e o semestre (como passou rápido), cá estou eu para mais um fechamento mensal.
Confesso que nesse mês não acompanhei de modo tão intenso o mercado, então acredito que não ocorreu nenhum evento que fosse capaz de provocar muito stress, além da volatilidade inerente.
Independente de tudo, ou seja, fatores macroeconômicos derivados da pandemia do Coronavírus, minha carteira de ações engatou o 3º mês consecutivo fechando no azul. Dessa forma e lentamente, a carteira vai se recuperando do fatídico mês de Março, onde a Bolsa simplesmente derreteu.
Desempenho Geral e Individual das Ações
Apesar da latente recuperação da carteira, minhas ações do setor bancário e de seguros, seguem com desempenho negativo. Contudo, foram aquelas que tiveram o melhor desempenho mensal, destaque para o Itaú Unibanco (ITUB3) com performance de quase 10%, ao passo que as ações do setor de Energia Elétrica tiveram um ligeiro desempenho negativo:
- ITUB3: 9,39%
- BBSE3: 7,87%
- BBDC3: 7,65%
- EGIE3: -0,75%
- TAEE3: -1,26%
Dividendos
Conforme salientei no último fechamento bem como nos tópicos recentes, a tendência é que até final do ano o recebimento de dividendos não seja tão representativo. Portanto, nesse mês recebi somente os dividendos mensais do Banco Itaú e Banco Bradesco, respectivamente:
- ITUB3: 0,51
- BBDC3: 0,32
Todo o histórico de recebimento de dividendos, você encontra de modo exclusivo nesta página: Dividendos - Histórico e Evolução.
Conclusão
Com a volta ao trabalho de modo integral, acabei não acompanhando o mercado de forma intensa. Aliás, consegui, em partes, abstrair até a questão da pandemia, o que fez um bem danado à minha saúde mental.
Realizei o aporte de Julho no dia de hoje, inseri uma nova empresa e de um novo setor à minha carteira. Ainda nessa semana e como de praxe, estarei dedicando uma postagem evidenciando meu racional de compra e divulgando a minha carteira atualizada.
Por fim, enviaram vossas declarações de Imposto de Renda? Ontem se encerrou o prazo. Confesso que achei tranquilo de fazer, embora tenha realizado apenas dois aportes no ano passado, quando comecei esse meu projeto previdenciário. Acredito que mantendo uma organização e controle dos aportes/ dividendos recebidos e informes de rendimentos, o preenchimento acaba se tornando mais ágil e fácil.
Então, era isso pessoal. Seguimos juntos e firmes nessa jornada!
Stay Hard!
12 Comentários
Olá, Colheita!
ResponderExcluirÉ, mais um mês se passou. Parabéns por manter sua meta de aportes firme mês a mês. E quanto aos dividendos, realmente pelo menos esse ano é melhor esquecer que eles existem..rs
Abraço!
Valeu, meu caro Eng!
ResponderExcluirO importante é seguir o plano, independente das circunstâncias.
Aguardo pelo seu fechamento mensal, abraço!
Boa noite Colheita,
ResponderExcluirAvante mais um mês no aporte. De um spoiler de qual ação foi comprada. Eu chuto alguma de saneamento.
Abraço
Monster
Boa noite, Monster. Pô, você já cantou a pedra kkkkkk, spoiler atualizado com sucesso.
ExcluirAbraço!
Muito bom, isso aí Colheita! Firme e forte
ResponderExcluirValeu meu amigo, tamo junto!
ExcluirShow Colheita de Dividendos, isto mesmo não podemos parar no meio do caminho, temos que continuar e não podemos parar, independente que ocorra.
ResponderExcluirIsso aí meu amigo, temos que focar no longo prazo e seguir o plano. Abraço!
ExcluirParabéns pela evolução.
ResponderExcluirQuanto aos dividendos, não dá para esperar muita coisa para este ano. Mas é importante continuar fazendo os aportes. Ainda tem ativos descontados no mercado, especialmente no ramo bancário.
Sucesso!
Abraço.
Mente Investidora
www.menteinvestidora.org
Obrigado, Mente Investidora. Apesar do meu aporte desse mês não ter sido no setor bancário, minha carteira ainda possui sua maior parte investida em bancos. Realmente o setor continua com ações descontas, mas ainda vejo boas oportunidades no setor elétrico e saneamento e um pouco mais de risco na indústria automotiva e exploração de shoppings.
ExcluirAbraço e vamo que vamo!
Olá, Colheita
ResponderExcluirMuito bom que vc está conseguindo manter seus aportes. Os bancões continuam apanhando, mas ainda acho que é um dos melhores setores na bolsa brasileira.
Olá, GI. Você tem toda razão, acredito que o Ibov ainda não rompeu os 100K por conta dos bancos, mas isso é questão de tempo. Esse mês meu aporte foi em outro setor, contudo a maior parte da minha carteira é composta por bancos. Continuo confiando na gestão dos bancões (inclusive pretendo inserir mais um na carteira), certamente sairão mais fortes dessa crise.
ExcluirAbraço!
Postar um comentário