Saudações, amigos investidores!

Findado outro mês e o semestre (como passou rápido), cá estou eu para mais um fechamento mensal.

Confesso que nesse mês não acompanhei de modo tão intenso o mercado, então acredito que não ocorreu nenhum evento que fosse capaz de provocar muito stress, além da volatilidade inerente.

Independente de tudo, ou seja, fatores macroeconômicos derivados da pandemia do Coronavírus, minha carteira de ações engatou o 3º mês consecutivo fechando no azul. Dessa forma e lentamente, a carteira vai se recuperando do fatídico mês de Março, onde a Bolsa simplesmente derreteu.

  • Desempenho Jun/2020: +4,89%
  • Desempenho Ano: -10,40%
  • Desempenho Histórico: -8,41%



  • Desempenho Geral e Individual das Ações


    Apesar da latente recuperação da carteira, minhas ações do setor bancário e de seguros, seguem com desempenho negativo. Contudo, foram aquelas que tiveram o melhor desempenho mensal, destaque para o Itaú Unibanco (ITUB3) com performance de quase 10%, ao passo que as ações do setor de Energia Elétrica tiveram um ligeiro desempenho negativo:
    • ITUB3: 9,39%
    • BBSE3: 7,87%
    • BBDC3: 7,65%
    • EGIE3: -0,75%
    • TAEE3: -1,26%

    Dividendos

    Conforme salientei no último fechamento bem como nos tópicos recentes, a tendência é que até final do ano o recebimento de dividendos não seja tão representativo. Portanto, nesse mês recebi somente os dividendos mensais do Banco Itaú e Banco Bradesco, respectivamente:
    • ITUB3: 0,51
    • BBDC3: 0,32
    Todo o histórico de recebimento de dividendos, você encontra de modo exclusivo nesta página: Dividendos - Histórico e Evolução.

    Conclusão

    Com a volta ao trabalho de modo integral, acabei não acompanhando o mercado de forma intensa. Aliás, consegui, em partes, abstrair até a questão da pandemia, o que fez um bem danado à minha saúde mental.

    Realizei o aporte de Julho no dia de hoje, inseri uma nova empresa e de um novo setor à minha carteira. Ainda nessa semana e como de praxe, estarei dedicando uma postagem evidenciando meu racional de compra e divulgando a minha carteira atualizada.

    Por fim, enviaram vossas declarações de Imposto de Renda? Ontem se encerrou o prazo. Confesso que achei tranquilo de fazer, embora tenha realizado apenas dois aportes no ano passado, quando comecei esse meu projeto previdenciário. Acredito que mantendo uma organização e controle dos aportes/ dividendos recebidos e informes de rendimentos, o preenchimento acaba se tornando mais ágil e fácil. 

    Então, era isso pessoal. Seguimos juntos e firmes nessa jornada!

    Stay Hard!