Saudações, amigos investidores!

Li uma matéria curiosa Auxílio Emergencial para Comprar Bitcoin e resolvi transformá-la em post. 

Resumidamente, a matéria relata a história de um estudante que ao receber os R$ 600 do auxílio emergencial, decidiu aplicar todo o dinheiro em Bitcoin. Não vou entrar no mérito se ele precisava desse dinheiro ou não, se foi privilegiado ou não, pois isso gera uma discussão eterna , sobretudo de cunho político.

Independentemente da veracidade da matéria, o objetivo é destacar alguns pontos, de modo a auxiliar outras pessoas a não cometerem o mesmo erro do envolvido.

Lembrando que eu não condeno nenhum tipo de investimento, desde que a possa saiba o que está fazendo e tenha um objetivo claro para isso, ou seja, investimentos não são um fim e sim um meio para realizar sonhos, projetos e planos.

Segue abaixo trechos da entrevista e meus comentários em seguida.

“Eu usei meu auxílio emergencial para comprar bitcoin e lucrei 40 reais”.

Num momento de pandemia onde as pessoas estão preocupadas em ter o que comer e como vão pagar suas contas, você recebe um auxílio emergencial do Governo e utiliza-o num investimento de alto risco para lucrar R$ 40 reais. Até que ponto vale a pena arriscar esse dinheiro para ganhar essa quantia? Sejamos sinceros, isso beira a insanidade. E se o preço do Bitcoin tivesse caído, ele teria que resgatar no prejuízo para pagar suas contas. Novamente ilustra a mentalidade do especulador em ganhar dinheiro rápido. 

“Minha intenção era me proteger da inflação”

O indivíduo investiu num dia e retirou o investimento no mesmo dia. Qual a lógica disso? Para proteger seu dinheiro ao longo do tempo você pode investir no Tesouro IPCA+ que te garante uma rentabilidade que acompanha o CDI e ainda te protege da inflação. 

“Me afobei e saquei cedo demais. Poderia ter saído com R$ 690 se tivesse esperado mais”.

Outro equívoco: investiu sem ter um objetivo em mente, foi guiado apenas pelo impulso. Poderia ter estabelecido um alvo, por exemplo, quando subir 20% do preço pago eu vendo e embolso o lucro.

“Eu estava desempregado. Não tinha como”.

Pensou em investir antes porém estava desempregado, continua desemprego porém dessa vez recebeu um auxílio. Não seria hora de segurar esse dinheiro para pagar as despesas básicas até passar esse período de pandemia? Mas não, a ganância e a ansiedade falam mais alto.

“Vou esperar o halving, que deve ter uma leve queda e daí vou comprar mais bitcoin”.

Não satisfeito, pretende utilizar a segunda parcela do auxílio para investir novamente. Além disso, continua com o viés especulativo. Quem garante que terá uma nova queda? Ninguém sabe.

Algumas lições que podemos tirar:
  • Não invista o dinheiro de curto prazo que você usaria para pagar contas em investimentos de alto risco.
  • Defina objetivos em seus investimentos.
  • Invista naquilo que você conhece.
  • Ansiedade e ganância são capazes de detonar qualquer patrimônio.