O investimento em ações ainda é visto com desconfiança pela maioria da população brasileira, onde muitos associam a aplicação em ações à um cassino, onde você aposta num código e torce para que o mesmo suba até atingir um valor, seguido da venda. Quando ocorre o oposto, ou seja, o preço da ação cai, o especulador vende sua ação com prejuízo e esbraveja que a Bolsa de Valores é um jogo de azar.

Muitos incautos  enxergam o investimento em ações dessa forma, por isso aplicam seus recursos com viés especulativo. 

Contudo, por trás desses códigos ou tickers, existem as empresas que são organismos vivos, constituídas de pessoas, recursos, processos e que cuja função é oferecer produtos/serviços/soluções para a sociedade visando auferir lucros. 

E quando você investe numa empresa com a mentalidade de se tornar sócio, você deixa de lado o aspecto especulativo e confia na capacidade da empresa em gerar lucro e te beneficiar como acionista, seja através dos dividendos ou no crescimento de valor de mercado da empresa no longo prazo.

A Bolsa de Valores é o único ambiente que te possibilita se tornar sócio de grandes empresas, com pouco dinheiro, bastando apenas ter uma conta numa corretora e acesso à internet para efetuar o negócio. Basta um click, sem a necessidade de intermediários, de reuniões chatas entre sócios, ou seja, burocracia zero.

Nesse sentido, a intenção desse post é mostrar como as ações estão presentes em nosso cotidiano e  que, a maioria da população (por falta de educação financeira) acaba não percebendo a possibilidade se tornar sócio das empresas que ela é cliente.

A seguir estarei expondo um pouco da minha rotina no sentido de demonstrar a presença das ações no nosso dia-a-dia. Lembrando que o foco não é dizer se a empresa é boa ou não para se tornar sócio, é sempre recomendado estudar a empresa antes de concretizar a intenção de investimento. O código das empresas estarão entre parênteses no texto.

Um dia comum na vida de um investidor

Acordo 6h da manhã, celular desperta, pego o aparelho desligo o alarme, inevitavelmente vejo notificações pois o wi-fi não tinha sido desativado. Primeiro elemento e essencial, a internet. Sou cliente da Vivo, cuja empresa possui ações listadas na Bolsa com o código (VIVT3/VIVT4).

Pulo da cama, calço meus chinelos (ALPA4, GRND3) e vou pro banheiro lavar o rosto. Acendo a luz (CMIG3) e abro a torneira de água (CSMG3) e depois vou pra debaixo do chuveiro.

Faço um café e pego um biscoito de maizena pra acompanhar (MDIA3).

Ligo a moto para ir trabalhar. Vejo que o ponteiro da gasolina (PETR4) está baixa, então passo num posto de gasolina (UGPA3).

Perto do meu local de trabalho, na região industrial, passo sob a linha férrea que transporta minério (VALE3) e passageiros, vejo uma locadora de carros (RENT3), uma distribuidora de aços da Gerdau (GGBR3), o aeroporto (embora fechado), cujos voos em sua maioria eram da (GOLL4) e (AZUL3).

Chego ao trabalho, ligo o PC e abro o software de controle de suprimentos e produção desenvolvido pela Totvs (TOTS3).

Na linha de produção percebo que a maioria das máquinas possuem motor de uma das maiores fabricantes de motores e soluções industriais do Brasil e do mundo (WEGE3).

Na casa de máquinas confiro o compressor (SHUL4) funcionando plenamente. Girando pelo estoque, verifico as caixas e embalagens de papel (KLBN4) em perfeito estado.

Meio-dia, melhor horário do dia que é o almoço. Pego minha marmita simples com arroz e feijão (CAML3), proteína de frango (BRFS3), ovo, legumes e salada.

É sexta-feira, 5º dia útil, todo mundo ansioso pelo pagamento. Abro o aplicativo do banco Itaú (ITUB3), dinheiro na conta (uhuu), transfiro o valor do meu aporte mensal para o Banco Inter (BIDI4) que utilizo como minha corretora.

Saio do trabalho e vou pro mercado comprar umas coisas. Passo por uma praça e vejo pontos de vendas de apartamentos na planta (MRVE3), uma seguradora de saúde (SULA11), Burguer King (BKBR3) e uma farmácia da Drogasil (RADL3).

Na avenida principal da cidade é quase inevitável não perceber: agências de bancos (ITUB3, BBDC3, BBAS3, SANB3, BMEB3), lojas de varejo (MGLU3, VVAR3, LAME4, AMAR3), lojas de roupas (LREN3, HGTX3).

Chego ao mercado e compro algumas coisas que estava precisando, além da cerveja (ABEV3) embora eu prefiro Heineken, rs. Para curar uma possível ressaca ou uma gripe, compro uns remédios (HYPE3) na farmácia, pagando com cartão de crédito na maquininha da Cielo (CIEL3) e volto pra casa para seguir na quarentena.

Conclusão

Percebam como num dia simples a presença das ações é constante e indispensável. Usar a internet, a energia elétrica, água, se alimentar, abastecer seu veículo, receber e pagar contas através do banco, a necessidade do comércio representado pelos eletroeletrônicos, roupas e vestuário, enfim, isso é essencial para nossas vidas, faz parte da engrenagem do nosso sistema.

Diante do exposto, você pode simplesmente continuar sua rotina de consumo, gerando lucro para essas empresas e setores. Ou, você pode escolher participar desses negócios sendo sócios dessas e outras tantas empresas listadas na Bolsa de Valores e que fazem parte das nossas vidas.

Me digam, caros leitores, se identificaram com essa postagem, quais dessas e outras ações (que não foram citadas)  fazem parte da sua vida?

Disclaimer: Essa postagem não se trata de recomendação de compra, todos os ativos citados  são apenas exemplos utilizados dentro do contexto deste conteúdo e possuem unicamente a intenção de propagar a Educação Financeira entre os leitores do Blog.