Saudações, amigos investidores!

Outro mês se passou e cá estamos nós para o ritual mais aguardado pelo investidor, ao menos para mim, que é o aporte mensal.

Confesso que neste mês foi difícil tomar uma decisão de investimento, dado que todas as ações da minha carteira estão em queda e segurei a tentação de não aportar no Banco Bradesco que no momento representava uma variação negativa acima de 30% e era minha menor posição da carteira.

Acabei optando por não seguir a velha máxima de comprar e baixar o preço médio (PM) por basicamente 3 razões:
  1. Várias empresas que eu já estudei para me tornar sócio estão, neste momento, bastante atrativas para aportar;
  2. Esse é o momento ideal para diversificar a carteira ao invés de concentrar, indo de encontro ao motivo primeiro;
  3. Acredito que as ações que já compõe minha carteira continuarão em viés de baixa nos próximos meses devido a pandemia, então certamente terei a oportunidade de aportar nelas futuramente e baixar meu PM.
Um ponto importante a se destacar é o fato da Taesa possuir 3 classes de ações no mercado representado pelos seguintes códigos:
  • ON (TAEE3): Ação Ordinária, com direito à voto;
  •  PN (TAEE4) : Ação Preferencial, sem direito ao voto porém com prioridade no recebimento dos dividendos;
  • UNIT (TAEE11): Ação composta por 2 ações PN e 1 ON;
Particularmente, prefiro ações ON. Entretanto, quando a ação de  alguma empresa não possuir liquidez poderei comprar a ação PN (não deixarei de investir numa boa empresa por conta disso). 

Mesmo a ação ON da Taesa tendo baixa liquidez, consegui comprar a ação sem problemas, minha ordem de compra foi executada em menos de 2 minutos. Assim, pude quebrar um paradigma de muitos "gurus" do mercado que recomendam comprar a UNIT por ter maior liquidez, ora, meu capital é baixo, não sou nenhum gestor de fundo que por ter posições grandes na casa de milhões, necessitam de liquidez. Portanto, para o pequeno investidor pessoa física, que aporta mensalmente uma fatia do seu salário, acredito que a ON atende perfeitamente o objetivo que é se posicionar na empresa e manter as ações na sua carteira.

Um aspecto que reforça minha preferência pela ação ON é o fato de não existir diferença percentual entre os dividendos distribuídos para o acionista que tiver a ação ON ou PN, ou seja, o dividendo distribuído é o mesmo. 

TAESA: Um pouco mais sobre a empresa e motivos para investir

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA – é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP). A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 10.980 km de linhas em operação e 2.599 km de linhas em construção, totalizando 13.579 km de extensão e 97 subestações. Além disso, possui ativos em operação com nível de tensão entre 230 e 525kV, presença em todas as 5 Regiões do país (18 Estados e o Distrito Federal) e um Centro de Operação e Controle localizado em Brasília. Atualmente a TAESA detém 39 concessões de transmissão: (i) 10 concessões que compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II); (ii) 10 investidas integrais (Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro e Lagoa Nova); e (iii) 19 participações (ETAU, Transmineiras e os Grupos AIE e TBE).

Fonte: RI Taesa, Apresentação Institucional Fev/20

A Taesa está inserida no segmento de Transmissão que é considerado o "filé mignon" do setor elétrico brasileiro.

Fonte: RI Taesa, Apresentação Institucional Fev/20

Alguns fatores decisivos que sustentam a posição de vanguarda  do setor de transmissão entre os investidores de longo prazo:

Fonte: RI Taesa, Apresentação Institucional Fev/20
  • Boa escalabilidade representado pelo seu Market Share e alta rentabilidade.
                
  • Forte geração de caixa
Por ter renda garantida e ajustada pela inflação através da RAP, a Taesa gera muita caixa e a medida que novas concessões são implementadas sua RAP aumenta, otimizando ainda mais sua rentabilidade.

                                                                                                  
  • Payout alto e histórico consistente na distribuição de dividendos
A Taesa é uma verdadeira "vaca leiteira", ou seja, notória distribuidora de bons dividendos, sendo indispensável para compor uma carteira de ações com foco em dividendos. 
                                                                 
  • Concessões longas
Boa parte das concessões da Taesa vencem em 2043, ou seja, o acionista poderá auferir renda passiva e previsível ao longo dos anos de acumulação e também durante o período de fruição (empresa sempre atenta aos novos leilões de concessão), ou seja, no momento que irá usar seus dividendos para pagar suas contas e sustentar seu padrão de vida. 

Aspectos negativos

Como nem tudo são flores, a empresa possui alguns pontos que o investidor precisa se ater antes de investir, são eles:

  1. Governança Coorporativa: um dos sócios majoritários da Taesa é a Cemig, que por sua vez é controlada pelo Estado de Minas Gerais. Ou seja, a empresa está sujeita a interferência do Estado em suas decisões. Portanto, para quem não se incomoda com esse fato, a Taesa é uma excelente empresa para se ter em carteira, caso contrário, melhor ficar de fora.
  2.  Dívida: a maioria das elétricas trabalham alavancadas pois necessitam de capital para financiar os leilões de concessão. Geralmente as empresas recorrem à empréstimos, além de emitir bonds ou debêntures para financiar seus projetos. Nesse sentido, é importante conhecer o perfil de dívida da empresa, ou seja, o prazo para pagamento (costuma ser de longo prazo) e se é indexada ao CDI ou IPCA. Particularmente me sinto confortável, pois a dívida da Taesa é controlada e sua forte geração de caixa permite que seja paga ao longo do tempo.
Conclusão

A escolha pela Taesa segue algumas premissas que considero essenciais numa empresa - setor perene, receitas diversificadas, robustez e forte geração de caixa, regularidade na distribuição de dividendos e etc. 

Além disso, num momento de incertezas como esse, a presença de empresas com esse perfil em sua carteira é essencial. Além de ser uma empresa defensiva, cuja cotação não oscila tanto, a Taesa por ter receitas previsíveis dificilmente vai cessar a distribuição de dividendos, o que é muito importante para minha estratégia que visa um fluxo de proventos de forma contínua e periódica.

Por fim, trouxe alguns pontos de análise da empresa que considero importante e tentei ser sucinto ao máximo para não ficar tão extenso a postagem, então aos leitores que se interessaram pela empresa, sugiro que visitem a página de relações com investidores para estudar e entender melhor o perfil da empresa antes de concretizar o investimento.

Resumo do Aporte Mai/2020:

Ação: TAEE3
Preço da ação: R$ 8,91
Quantidade de ações: 58
Valor Investido: R$ 516,78

Carteira atualizada






Disclaimer: Este post não é uma recomendação de compra, até porque o blogueiro não possui certificação no mercado de capitais para indicar ativos financeiros. O objetivo da postagem é única e exclusiva no sentido de registrar meu aporte mensal e compartilhar com os leitores a saga de um pequeno investidor pessoa física na Bolsa de Valores.