Pela quinta vez seguida o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu reduzir a taxa de juros básica da economia brasileira para 4,25% ao ano, com corte de 0,25%. Desse modo, a Taxa Selic alcançou seu menor patamar em toda sua história.



                                 Evolução histórica da Taxa Selic. Fonte: Agencia Brasil


Essa retração na taxa de juros está relacionada com a expectativa de crescimento econômico do nosso país e com todas as mudanças estruturais da economia brasileira (Reforma da Previdência, Tributária, etc). 

Entretanto, o Banco Central sinaliza que pretende interromper os cortes da Taxa Selic “O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária".

Ou seja, a Taxa Selic irá render 4,25% ao ano e não há previsão de redução ou aumento, ao menos momentaneamente.


Se para um lado é ruim para o investidor conservador, a redução da taxa de juros é benéfica para economia, uma vez que favorece a tomada de empréstimos por parte das empresas visando financiar seus projetos e ao mesmo tempo,  reduz as suas dívidas atreladas ao CDI. 

O que muda nos seus investimentos?


De 2014 até 2017, os investidores mais conservadores estavam num "céu de brigadeiro" com a Selic em dois dígitos, onde títulos do Tesouro Direito chegaram à alcançar 15% de rentabilidade ao ano. Contudo, em Outubro de 2016 o Copom decidiu reduzir a taxa até atingir o patamar de 6,5% ao ano, em março de 2018. Em Julho de 2019 houve nova redução de 0,5%, seguido de novas reduções até alcançar o patamar atual.

Se com a Taxa Selic em 6,5% os investidores tiveram que buscar novas alternativas para rentabilizar seus investimentos, agora em 4,5%, se faz ainda mais necessário tomar um pouco mais de risco, colocando o pé na Renda Variável.

Esse movimento de transição da Renda Fixa para Renda Variável já é notório. Prova disso é que o número de investidores pessoas físicas na Bolsa dobrou de 2018 para 2019.


                      Nº de investidores pessoas físicas na B3 dobrou de 2018 para 2019.Fonte: Portal R7.


Evolução histórica: número de CPFs na Bolsa.Fonte: Portal R7


                       Segmentação de pessoas físicas na B3: Faixa etária e gênero. Fonte: Portal R7.


Dentre os investimentos de Renda Fixa, o mais popular é, sem dúvidas, a poupança. Com essa nova queda, a poupança, por exemplo, vai render 2,98% ao ano, abaixo da inflação prevista para este ano, isto é, 3,4%. Ou seja, o seu poder de compra é deteriorado pela inflação caso mantenha seu dinheiro na poupança (tenho um percentual na poupança para cobrir gastos imprevistos, mas isso é assunto pra um outro post sobre reserva de emergência). 


Além da poupança, que rende 70% da Taxa Selic, todos os investimentos de Renda Fixa (CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto) foram afetados. Portanto, essa queda da Selic pode representar um empurrão à mais para o investidor conservador rever seu perfil de risco e buscar rentabilizar seu dinheiro através de ações ou fundos imobiliários.

Conclusão


Essa nova queda na Taxa Selic já era esperada pelo mercado em função dos desdobramentos econômicos em nosso país. Entretanto, cabe algumas observações para os investidores iniciantes que pensam em migrar seus investimentos da Renda Fixa para Renda Variável:

  • Estude bastante em quais empresas ou fundos imobiliários deseja investir antes de tudo. Aqui na Blogosfera você encontrará muito material excelente, assim como na internet em geral, mas tem que saber filtrar.
  • Não realoque todo seu dinheiro de uma vez na Renda Variável. Comece pequeno,coloca um valor que você aceitaria perder, ou seja, determine uma quantia mensal e faça os aportes com calma.
  • Escolha empresas lucrativas, inseridas em setores resilientes. Evite setores complicados, por exemplo commodities, cuja oscilação é forte e está atrelada à macroeconomia.
  • Evite "dicas quentes", tentar acertar a grande tacada: Ninguém fica rico da noite para o dia na Bolsa de Valores, isso é um conto criado por Youtubers vendedores de curso de Day Trade.
  • Não estabeleça métrica de rentabilidade: ninguém sabe quanto irá ganhar na Renda Variável, então não adianta estabelecer um número mágico que deseja alcançar, pois na primeira e grande oscilação negativa você irá vender suas ações com prejuízo . Foca em investir em boas empresas, visando o longo, que terá um bom retorno, seja em aumento patrimonial ou em dividendos.