Aporte Fev/20: BBSE3

Enquanto a maior parte da população brasileira já se encontra ansiosa pelo Carnaval, eu estava ansioso pelo aporte desse mês, devo confessar.

Diante da oscilação negativa que tive em minha carteira no mês passado e buscando minimizar meus riscos, cogitei a hipótese de inserir alguma empresa de energia elétrica em minha carteira. Entretanto, raciocinei melhor e optei por analisar a composição da minha carteira e priorizar a ação mais descontada.


Composição da carteira antes do Aporte


Muitos investidores ficam presos em percentuais, ou seja, estabelece uma porcentagem que deseja ter em determinada ação e só faz o aporte nela quando seu gerenciamento de carteira sinaliza isso. É uma boa forma de mitigar os riscos e alocação de ativos, reconheço. Entretanto não utilizo esse método, uma vez que ele te força a aportar nessa ação, sem considerar o contexto, ou seja, outras ações da sua carteira podem estar num momento melhor de aporte e você simplesmente não se atenta à esse fato.

Pois bem, a minha estratégia consiste em aportar na ação mais descontada em relação ao meu Preço Médio (PM), independente do percentual dessa ação em minha carteira (obviamente que haverá período em que todas as ações apresentarão upside, nesse caso irei avaliar a que teve a menor variação, o DY, ou ainda a possibilidade de aportar numa ação que esteja no meu radar ou simplesmente deixar na Renda Fixa como Reserva de Oportunidade). Ou seja, quanto maior o descolamento do PM, melhor, afinal estou comprando mais barato. 


Desempenho individual das ações

Analisando o desempenho das minhas ações, fica evidente a discrepância apresentada entre ITUB3 e BBSE3. Ambas estão com rentabilidade negativa, contudo a BBSE3 apresenta um desconto maior.  Os gráficos abaixo demonstram essa discrepância.
Relação Preço Médio x Cotação atual BBSE3
Relação Preço Médio x Cotação atual ITUB3

Notem que ITUB3 teve períodos onde a cotação ultrapassou o PM, então nesses casos é melhor direcionar o aporte para uma outra ação que esteja num melhor momento. Por outro lado, BBSE3 pode apresentar um bom desempenho nos próximos meses, assim como ITUB3, nesse caso irei procurar outra oportunidade melhor. Esses movimentos irão ocorrer sempre na Renda Variável, e com o tempo naturalmente minha carteira ficará mais robusta e diversificada, então por isso opto pela gestão ativa da carteira.

Através da gestão ativa você consegue comprar mais ações de uma empresa e com mesmo aporte, ou seja, você adquire um número maior de ações. Por exemplo, mês passado comprei 13 ações de BBSE3, nesse mês devido a queda no preço conseguiria comprar 14 com o mesmo aporte, mas acabei comprando 15, pois tinha um saldo na conta da corretora.

"Pô, Colheita, apenas 1 ação à mais?". O importante aqui é assimilar esse conceito, sem se ater ao número. O meu aporte ainda é pequeno, o fluxo de dividendos ainda é irrisório, mas a partir do momento que a bola de neve dos juros compostos começar a trabalhar (aportes + reinvestimento dos dividendos), o resultado será exponencial.  Agora consigo comprar 1 ação através desse método, daqui um tempo pode ser 10, 50 e por que não 1 lote de 100 ações? Lembrando que o meu foco é aumentar minha participação nas empresas, então quanto mais ações eu tiver em custódia maior será minha renda passiva, esse é o ponto chave dessa estratégia.


                                                 Composição da carteira após o Aporte


Resumo do Aporte Fev/2020:

Ação: BBSE3
Preço da ação: R$ 34,90
Valor Investido: R$ 523,50
Quantidade de Ações: 15

Disclaimer: Este post não é uma recomendação de compra, até porque o blogueiro não possui certificação no mercado de capitais para indicar ativos financeiros. O objetivo da postagem é única e exclusiva no sentido de registrar meu aporte mensal e compartilhar com os leitores a saga de um pequeno investidor pessoa física na Bolsa de Valores.