Fala, finansfera. Tudo bem com vocês?

O primeiro mês do ano de 2020 acabou (enfim) e cá estou eu para publicar o balanço de Janeiro.

Nesse mês, os investidores vivenciaram uma verdadeira montanha-russa na Bolsa de Valores. Em especial, nesta última semana, o qual ocorreu uma forte oscilação no preço das ações decorrente do surto de uma epidemia denominada Coronavírus na China, onde até o momento datam mais de 11 mil casos de infecção e mais de 250 mortes, segundo o G1.

Diante disso, minha humilde carteira simplesmente derreteu. Falar de volatilidade na teoria é muito simples porém quando o seu dinheiro está em jogo, a figura muda. Sempre frisei que o meu foco é na renda passiva, entretanto ver seu patrimônio (mesmo que pequeno) oscilando, é desconfortável, devo admitir. Contudo, esses movimentos são uteis para testar nossa tolerância ao risco como investidores e pavimentar nossa trajetória na renda variável.

Feito esse preâmbulo inicial, tive um aumento (em termos percentuais) significativo no patrimônio em Dezembro/19 e salientei (no post de Fechamento de Dez/19) que isso não deveria me empolgar. Dito e feito, no mês seguinte já veio uma queda, isto é renda variável, meus amigos.


Apesar disso, nesse mês recebi meu primeiro dividendo. Um valor irrisório, digamos, porém é muito significativo pois representa o início do meu processo de formação de renda passiva.


Essa semana farei meu aporte de Fevereiro. Há rumores de que na segunda-feira haverá uma forte oscilação na Bolsa de Valores ainda motivado pela epidemia na China. Ainda não sei se aportarei em BBSE3 pois até o momento é a minha ação mais descontada (em relação ao meu preço médio) até então ou se coloco uma nova empresa e de outro setor na minha carteira visando um controle maior de risco, uma vez que estou muito exposto ao setor financeiro. Enfim, tudo vai depender da movimentação do mercado, afinal, nessas quedas abrem excelentes oportunidades de comprar ações de boas empresas com desconto.



Por fim, independente do que ocorrer nessa semana em termos de volatilidade, siga seu plano. Não opere baseado em notícias, dicas, fóruns de discussão, redes sociais ou o que for. Quedas e subidas fazem parte do mecanismo do investimento em ações, porém o que fará diferença é se manter fiel em sua estratégia e pensar no longo prazo. Foco no processo, sempre!

Então, é isso aí, pessoal. Ótimo final de semana para todos vocês!