Fala, finansfera!

Um post rápido sobre o fechamento do Mês de Novembro, apenas para solidificar o hábito, uma vez que efetuei a compra das minhas primeiras ações no dia 19/11, então é um tempo relativamente curto.

É importante reforçar que eu já possuo Reserva de Emergência na Renda Fixa (Poupança, Tesouro Selic e CDB com Liquidez Diária) e não farei a atualização desses valores e porcentagens para não tirar o foco principal do Blog. Sendo assim, segue panorama da minha carteira:

                                                   Carteira Nov/2019.

O patrimônio negativo nesse momento e o fato de ter apenas uma empresa no portifólio não me abalam, pois fazem parte da minha estratégia de investimento e preciso manter o sangue frio para não me desviar do meu plano. Além disso, o meu foco não é na rentabilidade proporcionada pelo crescimento da cotação das ações e sim no acúmulo em número de ações dividendos crescentesLembrando ainda que, o crescimento da cotação é consequência do lucro da empresa pois no longo prazo a cotação acompanha o lucro.

Por falar em dividendos, nesse mês de Dezembro não receberei nenhum dividendo pois quando efetuei a compra as ações já havia ultrapassado a data de direito, no entanto o Itaú deliberou o pagamento de juros sobre capital próprio aos acionistas no valor de R$ 0,031926 que serão pagos até o dia 30-04-2020 e terei direito pois comprei antes da data-com 12-12-2019, conforme imagem abaixo.

                                         Anúncio de dividendos do Itaú.

À medida que a carteira for crescendo e os dividendos forem caindo de modo mais frequente, estarei criando postagens apenas com essa finalidade, a fim de acompanhar a evolução da renda passiva.

Então, é isso aí, pessoal. Nessa semana farei meu próximo aporte e atualização do mesmo aqui no Blog.

Finalizo com essa frase sensacional do Warren Buffet, que muito me inspira nessa caminhada:

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo."