Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um fechamento mensal:

  • Evolução Patrimonial

Venci a barreira patrimonial de 10k, porém continuarei os aportes mas sem focar tanto no patrimônio, na verdade estou gostando muito de ver a maioria das ações da minha carteira atrativas para o aporte. Bolsa em queda é o melhor dos mundos para acumular a maior quantidade possível de ações e assim aumentar sua renda passiva.
  • Dividendos
Outro mês positivo no que se refere à renda passiva. Recebi os tradicionais dividendos e JCP mensais do Itaú acrescidos de outros pingados que foram deliberados anteriormente, além do Bradesco. Recebi também umas raspinhas da Copel. Por fim, recebi um valor considerável da BBSE3, notem como a quantidade de ações faz a diferença.



Esse valor de R$ 65,56 equivale novamente à mais 10% do meu aporte mensal e ainda possibilitou um incremento na média mensal de recebimento de proventos que alcançou R$ 35,79. É um valor modesto, mas quem não quer ver caindo esse valor na sua conta bancária sem ter que "fazer nada"? Por isso o foco deve ser sempre no longo prazo.


  • Aporte

Para quem me acompanha desde o início sabe que meu foco sempre foi tentar concentrar ao máximo meus aportes, entretanto está quase impossível isso pois a maioria das ações da minha carteira estão atrativas. Aportei 2 vezes na SAPR4, CPLE6 e EGIE3, além de comprar um pouco de TRPL4 e reinvesti os dividendos de BBSE3 juntamente com um resto de dinheiro que sobrou na conta da corretora. 

Na verdade antecipei o aporte de Setembro, mas pra ficar mais fácil de controlar coloquei como Agosto mesmo, por isso o valor total foi acima de mil reais. Aliás, ultimamente tenho aportado sempre após o dia 20 quando recebo adiantamento de salário, coincidência ou não, sempre ocorre uma baixa no mercado no final do mês, assim não consigo segurar o aporte pro início do mês kkkk.
  • Carteira Atualizada


BBSE3: Incrível como a cotação vem apanhando do mercado. Eu não pensava em aportar nela pelo fato de ser uma parcela representativa da minha carteira, porém tá ficando irresistível. Meu PM é por volta de 27 reais, se eu fiz compras por 33, 29 e etc, por que não nos valores atuais de 19? Sigo confiante na empresa, vejo a situação atual como algo muito pontual. Selic subindo, número de mortes por covid caindo, isso tudo vai contribuir positivamente para os próximos resultados da empresa. Pretendo aumentar posição, pois no momento é a mais atrativa da carteira, mesmo que eu tenha que concentrar ainda mais, no final das contas o que manda é o número de ações em quantidade.

TAEE3: Não pretendo aportar no momento, salvo ocorra algum dividendo inesperado e os preços estejam favoráveis para o reinvestimento.

BBDC3: Não penso em aportar no momento pois vejo outras ações mais atrativas. 

ITUB3: Não pretendo aportar no momento, aliás, estou estudando trocar Itaú pela B3 ou até mesmo pelo Banco do Brasil, só esperando alcançar meu PM. 

EGIE3: Preço tentador, pretendo aumentar posição.

TRPL4: Pretendo continuar aumentando posição. 

VIVT3: Reavaliando a venda para aumentar posição na BBSE3 ou EGIE3. Infelizmente, não estudei à fundo a questão de deliberação e pagamento de proventos da Vivo. Geralmente, a empresa delibera proventos e paga apenas no outro ano, sem correção, e esse gap meio que atrapalha minha estratégia, pois através da renda recorrente de dividendos é que farei a bola de neve crescer cada vez mais. 

SAPR4: Não pretendo aumentar posição no momento, mas manterei em carteira.

CPLE6: Vem numa ascendente, mas ainda considero barata. Sempre que sobrar um trocado na corretora, pretendo aumentar posição.
  • Conclusão
Mês muito bom em termos de aportes, afinal, consegui realizar boas compras seguindo minha estratégia. Como puderam notar na análise da carteira, pretendo fazer algumas mudanças com o tempo. Eu não pretendia "girar a carteira" assim tão rápido, mas diante de algumas análises sobretudo no que se refere a rendimento produzido pelas ações (farei um post sobre isso futuramente) é inevitável. Ações não são sementes que você planta e esquece. Se não gerar frutos (rendimento suficiente) é imprescindível que você troque por outras. Ser buy and hold na teoria é muito lindo, mas não dá pra ser fã boy de ações/empresas. 

Independente disso, a estratégia continua a mesma: comprar boas empresas à bons preços e reinvestir os dividendos.

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!