Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um fechamento mensal:

  • Evolução Patrimonial

O mês foi ruim no que tange à evolução patrimonial, uma vez que as ações de um modo geral sofreram uma correção considerável, especialmente no final do mês. Apesar disso, sigo na luta para romper os 10k investidos. Gosto de usar um comentário do Barsi acerca disso "Estabeleça uma meta, por exemplo 1.000.000,00. Se esse valor for muito alto para sua realidade, corta um zero, até chegar num valor factível". Então, cortando os zeros, de pouco a pouco, vou constituindo meu patrimônio.
  • Dividendos
Julho foi um mês positivo no que se refere à renda passiva. Recebi os tradicionais dividendos e JCP mensais do Itaú, além do Bradesco que pagou um dividendo mais gordinho comparado ao pingado mensal. Outra surpresa boa foi a EGIE3, além da TRPL4 que pagou um bom dividendo, embora eu ainda  possua poucas ações da empresa até o momento. Por fim, recebi meus primeiros dividendos da Vivo VIVT3, que também possuo poucas ações.



Esse valor de R$ 52,08 equivale à 10% do meu aporte mensal. Percebam como funciona os juros compostos no investimento em ações e o conceito de renda passiva. O reinvestimento do dividendo , ou seja, a aquisição de mais ações, vai gerar dividendos ainda maiores no decorrer do tempo até o ponto de você bancar seus custos mensais.


Por falar nisso, até o momento alcancei a média mensal de R$ 30 oriundo dos dividendos. Esse valor ainda é modesto, mas ainda não completei nem 2 anos de aportes mensais. Lembrando que algumas empresas da minha carteira costumam deliberar dividendos num ano e efetuar o pagamento somente no ano seguinte, caso da SAPR4 e VIVT3, então é preciso paciência para ver o investimento maturar. 

  • Aporte

O aporte do mês foi em VIVT3 e TRPL4, basicamente por 2 motivos: cotação interessante e por ainda serem as menores participações da minha carteira. Confesso que fiquei tentado em aportar na BBSE3, mas acabei optando em balancear meu portfólio não deixando tão concentrado.
  • Carteira Atualizada


BBSE3: Era minha maior posição, mas devido as quedas sucessivas, perdeu a posição pra TAEE3. Fico observando a cotação atual e parece surreal como o mercado vem batendo na empresa. É uma pena que montei posição lá atrás e infelizmente acabei comprando topo, mas fica como aprendizado. Só não compro mais no momento pois estou dando prioridade para outras ações que também estão atrativas.

TAEE3: Essa aqui é só alegria. Aliás, nesse mês deve distribuir mais dividendos. Além disso, pode vir coisa boa por aí pois na última sexta-feira foi divulgado notícia que o TCE-MG autorizou a sinalização da Cemig em vender sua participação na Taesa. Sem o "governo" no meio, pode abrir espaço para muitos investidores se tornarem acionistas dessa empresa, o que pode impulsionar suas cotações.

BBDC3: Não penso em aportar no momento pois vejo outras ações mais atrativas. 

ITUB3: Deu uma boa valorizada nesse mês em virtude do comunicado da cissão da XParts. Sem novos aportes no momento.

EGIE3: Preço interessante, risco hidrológico batendo na porta. Ação high quality que dificilmente nos oferece pontos de entrada. Para quem não tem em carteira, esse é o momento de comprar. 

TRPL4: Pretendo continuar aumentando posição. 

VIVT3: Pretendo continuar aumentando posição.

SAPR4 e CPLE6: Ambas atrativas, mas o investidor deve avaliar o risco antes de pensar em se tornar sócio. Sempre que sobrar um "troco" vou aportar em ambas, pois o valor nominal é baixo.
  • Conclusão
Mais um mês seguindo a estratégia: plantando sementes em boas empresas, desconsiderando ruídos e deixando o tempo fazer sua parte. 

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!