Saudações, amigos investidores!

Este mês de Novembro me deixou satisfeito duplamente: completei 1 ano de Projeto Previdênciário juntamente com um ano de criação deste Blog e bati meu recorde em dividendos recebidos num único mês.

Nesse ano maluco e ao mesmo tempo sofrido que estamos vivendo, onde não há muito o que comemorar, considero uma conquista o fato de conseguir manter esse Projeto ativo.

Eu sempre salientei que o meu foco não era no patrimônio, mas confesso que fiquei satisfeito ao ver como o patrimônio vem crescendo mesmo em meio ao caos. Euforia na bolsa ou não, o importante é continuar aportando religiosamente, desconsiderando ruídos do mercado e foi isso que procurei fazer nesses últimos meses. 

Como vocês bem sabem, não gosto de me apegar à desempenho, porém até o final do ano farei um balanço das ações de empresas que possuo em carteira, explorando o resultado tanto em termos de dividendos (DY) somado a rentabilidade representada pela diferença do preço de compra e preço atual do mercado.

Dividendos


Devido ao meu planejamento de aportes em Taesa (TAEE3), nesse mês acabei sendo recompensado: quebrei meu recorde em proventos recebidos num único mês, sendo total de R$ 76,09.

TAEE3 me pagou cerca de R$ 0,45 por ação, gerando um DY de quase 5%, ou seja, em apenas uma distribuição de dividendos eu recebi cerca de 2,5x o que a renda fixa me pagaria, o que é sensacional.

Ação        Qtde      Dividendos/JSCP     DY

TAEE3  168                 8,07                  0.52%
TAEE3  168         66,77          4.28%
BBDC3   50         0,73          0.07%
ITUB3   34         0,51          0.05%


Dessa forma, alcancei a média mensal de R$ 21,40 em recebimento de proventos. Esse valor, representa cerca de 8% do meu aporte atual (250 reais). Procuro utilizar essas métricas para avaliar o quão representativo está sendo o dividendo com relação ao meu aporte, uma vez que a partir do momento que seus dividendos igualam e/ou ultrapassam o valor do seu aporte mensal, significa que sua IF está mais próxima.


Aporte 14: CSMG3 - Companhia de Saneamento Básico do Estado de Minas Gerais


Esse mês antecipei novamente o aporte e mesmo tendo opções de ações da minha carteira que estavam com valor nominal depreciado (exemplo ITUB3 e SAPR4) optei pela CSMG3.

Motivos para escolha:
  1. Empresa inserida num setor perene que é o de Saneamento Básico;
  2. Empresa deliberou dividendos de R$ 6,89 por ação, o que me gera um DY de 13,5%.
  3. Empresa deliberou desdobramento das ações em 3 por 1, ou seja minhas 5 ações se transformaram em 15.
Vejo boas perspectivas para Copasa no médio/longo prazo em virtude dos desdobramentos do Marco do Saneamento, bem como uma eventual privatização. Um dos pontos que me atrai na CSMG3 é uma política de distribuição bem clara, onde os são deliberados dividendos trimestralmente além de distribuição de lucros extraordinários, isso é excelente para quem vislumbra constituir uma carteira previdênciária. Além disso, esse desdobramento irá proporcionar mais liquidez ao papel, podendo contribuir para valorização da cotação. Portanto, bons dividendos atrelado à um potencial de valorização e ação com perfil defensivo, endossam a escolha pela CSMG3.

Para quem quiser estudar melhor a Copasa, recomendo novamente o estudo feito pelo amigo Bilionário do Zero

Carteira 

Feito o aporte, minha carteira assumiu a seguinte configuração:


TAEE3 se valorizou bastante no últimos mês e continua sendo minha maior posição, seguido da BBSE3 (por ora segurarei os aportes nessas empresas). 

No caso dos bancos, BBDC3 também se valorizou bastante e de momento não penso em aportar nele, por outro lado ITUB3 deve ser meu próximo aporte (salvo não surja uma oportunidade melhor até lá) pois a cotação ainda está bem abaixo do meu PM e seria interessante aumentar a posição já pensando nos dividendos de 2021. 

Com relação a EGIE3, não penso em aumentar posição de momento, pois também se valorizou e estou em compasso de espera pela definição da data de pagamento de dividendos e nova deliberação de proventos. Dependendo do DY anual cogito trocar por TIET4. 

SAPR4, VIVT3 e CSMG3 que possuem percentual menor na carteira podem ser opções de aporte nos próximos meses. 

No radar, tenho o banco Banrisul BRSR6 cuja cotação vem apanhando bastante e talvez WIZS3 que também está depreciada, mas preciso avaliar melhor qual o impacto das suas receitas sem a presença da Caixa em 2021.

Conclusão

Bom, mês excelente tanto em termos de dividendos quanto evolução patrimonial. Mesmo assim, é bom manter os pés no chão e não se emocionar com o mercado, limitando apenas em seguir a estratégia com disciplina e foco.

Bons aportes à todos, um abraço!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!