O racional de investimento em determinada empresa repousa na Análise Fundamentalista de Ações, onde através de indicadores de lucro, dívida, margens, crescimento, rentabilidade e etc, o investidor estará munido de informações que o auxiliarão na sua tomada de decisão.

Para tanto, as empresas listadas na Bovespa disponibilizam site próprio de Relações com Investidores também denominado RI, onde fornecem todas as informações relativas às demonstrações financeiras aos investidores e mercado em geral.

Entretanto, existem sites cujas as informações podem ser acessadas de modo mais fácil, otimizando assim o tempo e estudo por parte do investidor. Nesse sentido e sem mais delongas, seguem alguns sites para Análise Fundamentalista que eu utilizo e recomendo fortemente:

1- Fundamentus


É um site com bem clean e de fácil navegação. Você pode encontrar uma empresa digitando o código, por exemplo "ITSA4". Além dos indicadores expostos nessa página você pode explorar as guias "Gráficos", "Dados Históricos" e "Histórico de Cotações".

2- Status Invest


Possui uma interface mais impactante do que o Fundamentus, além de ser mais intuitivo. Uma funcionalidade bacana do Status Invest é poder filtrar e agrupar o histórico de dividendos por ano, dessa forma podemos visualizar melhor a regularidade de distribuição de dividendos de determinada empresa.


3- Oceans 14

Esse site possui uma base de dados maior, ou seja, oferece um histórico longo de resultados das empresas, abarcando diversos indicadores fundamentalistas.


É uma opção gratuita frente alguns sites similares onde é cobrado mensalidade para o investidor acessar esse tipo de conteúdo. 

Além disso, uma ferramenta interessante é o gráfico com a cotação dolarizada e P/L diário.


Conclusão


Para quem conhece a empresa, entende o que significa a maioria dos indicadores fundamentalistas e busca uma análise mais rápida e atual, recomendo o Fundamentus e Status Invest. Por outro lado, para quem procura analisar os números da empresa considerando um intervalo de tempo, sugiro o Oceans14.

De todo modo, ambas as opções são complementares e extremamente válidas para o investidor. Além disso, são gratuitas, o que os tornam ainda mais atrativos.