O Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou na última sexta-feira (29-05-2020) a prorrogação da restrição na distribuição de dividendos por mais 3 meses. À princípio, essa medida valeria até setembro, agora terá validade até Dezembro deste ano.
Além disso, as Instituições não podem recomprar ações, reduzir o Capital Social e nem mesmo aumentar a remuneração de Executivos de níveis superiores durante esse período.
De acordo com a CMN, essa medida visa um maior conservadorismo na preservação de recursos, dada as incertezas do cenário que estamos vivenciando com essa pandemia.
Para quem já vive de renda, essa medida não é vista com bons olhos, uma vez que o setor bancário, representado principalmente pelos "bancões" (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander) é um dos maiores pagadores de dividendos da Bolsa e em virtude disso o investidor sentiria um desfalque em sua renda passiva.
Por outro lado, para quem ainda está na fase de acumulação, não muda muita coisa, receber dividendos e reinvestir é ótimo, entretanto para o investidor que se encontra nessa fase o mais importante é acumular ações.
Portanto, até o final do ano teremos apenas o dividendo mínimo obrigatório anual, que é 25% do lucro líquido. No ano que vem, se tudo correr bem e a economia apresentar avanços, certamente teremos dividendos gordos como é de costume.
7 Comentários
Pois é, ITSA4 vai pagar 2 centavos por ação, ou cerca de 0,2% de DY..pra nós que precisamos aumentar nosso bolo de ações só resta continuar comprando e esquecer dos dividendos, como bem você disse.
ResponderExcluirAbraço!
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Pois é, meu caro Eng. O pior disso é que o investidor iniciante compara esse rendimento com a poupança, por exemplo, e acaba vendendo as ações pra "surfar a onda" das small caps e lá se vai o pensamento de longo prazo.
ExcluirPois é, se essa provisão não for usada vai ser só capa de jornal os DY gigantes =)
ResponderExcluirAcredito que não será totalmente utilizada, pois provisionaram um valor muito grande.
ExcluirMas enfim, em 2022 os incautos vão comprar no topo esperando o mesmo DY de quem comprou agora na baixa kkkk, é desse jeito!
Concordo senhor colheita ou jovem colheita kkkkk mas vc não acha a ideia de colocar um valor bem pequeno em ativos de risco como small, uma boa ideia?
ResponderExcluirTô jovem ainda, 32 anos kkkkk. Alocar um percentual pequeno do seu patrimônio visando "surfar essa onda" é válido sim. Mas, se eu fosse investir em Small Caps hoje, investiria no ETF SMAL11 ao invés de escolher as ações individualmente, o ponto negativo é que qualquer venda precisa pagar imposto de 15%.
ExcluirFala Colheita, fiquei sabendo desse detalhe semana passada.
ResponderExcluirNão é muito legal para nós que estamos na fase de acumulação, mas imagino que deva ser bem pior para quem já esta na fase de utilização dos proventos.
De qualquer, esse período está bem complicado, logo agora que economia estava dando sinais de melhora.
Logo o negócio é fazer o que nos cabe que é tentar melhorar os aportes.
Abraços,
Maromba Investidor
https://marombainvestidor.com/
Postar um comentário