O setor bancário é notoriamente um porto seguro para os investidores dito defensivos. Em meio à crises, desemprego, queda do PIB, os grandes bancos, também denominado "bancões" bateram recordes sucessivos em seus lucros.

Entretanto, devido a maior concorrência no setor aqui representada pelas fintechs e bancos digitais, o mercado já está antecipando uma provável queda nos lucros dos bancões a partir de 2020, o qual é refletido no preço das ações neste mês, representado a seguir em termos percentuais:


Itaú Unibanco (ITUB3)           - 6,65 %
Itaú Unibanco (ITUB4)           - 8,84 %
Bradesco (BBDC3)                  - 6,06%
Bradesco (BBDC4)                  - 5,76%
Banco do Brasil (BBAS3)       - 5,40%
Santander (SANB11)               -7,43%


Para o investidor fundamentalista, mais importante do que notícias/previsões/perspectivas é o próprio balanço divulgado pela empresa, através do mesmo temos condições de avaliar se de fato a empresa perdeu e/ou deteriorou seus fundamentos. 

Posto isso, segue agenda de divulgação dos balanços referente ao 4º Trimestre 2019:
  • Santander = 29/01
  • Bradesco= 05/02
  • Itau Unibanco = 10/02
  • Banco do Brasil = 13/02
Lembrando que os analistas estão prevendo queda nas margens e ROE a partir de 2020, porém  o balanço do 4T/2019 pode trazer alguns indícios do que virá pela frente.

Minha carteira este mês está derretendo, entretanto sigo confiante neste setor. Vou aguardar os balanços do próximo ano, avaliar bem, pois nessas ocasiões que o investidor iniciante não suporta as quedas e notícias e acaba vendendo no pânico.

Quem aí também é entusiasta e ainda acredita no setor?