Criei esse Blog para que o mesmo sirva como uma espécie de diário pessoal sobre minha caminhada rumo à Indepência Financeira, onde os aportes representam as sementes e os dividendos constituem a colheita, justificando desse modo o título deste.
 
Sabemos que o investimento voltado para o longo prazo requer uma boa dose de disciplina, foco e persistência por parte do investidor. Nesse sentido, é necessário internalizar essa filosofia e o hábito de manter isso tudo registrado favorece o comprometimento com os aportes mensais.
 
Minha filosofia de investimento consiste basicamente em comprar ações de boas empresas com foco na renda passiva, reaplicar os dividendos com diligência até formar uma verdadeira bola de neve e alcançar o patamar onde minhas despesas serão custeadas exclusivamente pelos dividendos.
 
Reconheço que o caminho é longo e árduo, eu diria até tedioso. Todavia, mantenho os pés no chão e afastado de fórmulas mirabolantes de enriquecimento rápido, tipo pirâmidades, daytrade, Bitcoins ou qualquer outra maneira que só iria me estressar e levar meu suado dinheiro ao pó.
 
Entendo que o investimento em ações é considerado de alto risco, pois se trata de algo que diariamente pode ser afetado por notícias, condições macro-econômica e escândalos políticos, entretanto a estratégia focada no longo prazo é uma espécie de escudo diante da volatidade, uma vez que as empresas escolhidas para compor a carteira estão inseridas em setores perenes e possuem bons fundamentos.
 
Embora muitos condenam os gurus do mercado, tenho para mim que boas influências são essencias em todas as esferas da nossa vida, seja pessoal ou profissional. E no mercado de capitais, minha maior inspiração é o Luis Barsi, considero-o um senhor muito sábio e seus conselhos são de grande valia. Obviamente que não irei montar uma carteira idêntica à dele, até porque ele comprou empresas em outras épocas por preços diferentes dos atuais, contudo muitos dos seus princípios estarão presentes em minha estratégia de investimento. 
 
Portanto, o foco deste blog é registrar meus aportes mensais e acompanhar a evolução da renda passiva recebida. Óbvio que o crescimento do patrimônio é importante, porém o objetivo é aumentar a renda passiva progressivamente. Caso ocorra quedas no patrimônio, o que é bem provável, servirá como janelas de oportunidade, ou seja, poderei acumular mais ações com o mesmo aporte, o que é excelente.
 
Por fim, espero que esse espaço seja útil para tantos outros investidores, sejam iniciantes como eu ou até mesmo os veteranos de guerra. A troca de experiência é muito importante nessa caminhada, seja para inspirar, orientar, motivar e até mesmo nos encorajar em momentos de dificuldades.
 
Ad sumus, "finansfera"!!!

P.S: O Blog terá essa cara rústica por um bom tempo, pois vou demorar a aprender a mexer nessas funcionalidades, porém o importante foi começar. Conto com vocês!