Saudações, amigos investidores!

Vamos para mais um breve fechamento mensal, aliás, o último de 2021.

  • Evolução Patrimonial

Patrimônio segue estagnado, naquela velha sensação que o seu aporte está sumindo, mas a Renda Variável é assim mesmo, por isso muitos desistem no meio do caminho pois não possuem estômago para suportar as oscilações diárias. Sigo aportando, fiel à estratégia, pois o aporte é a semente de tudo, sem aporte você não produzirá renda passiva e sem renda passiva, você não terá a tão almejada liberdade financeira.
  • Dividendos
Um mês muito bom no que se refere ao recebimento de dividendos. Destaque para as empresas de energia elétrica EGIE3, TRPL4 e em especial, CPLE6. Os bancos pagaram os tradicionais "pingados". mensais.


Graças aos dividendos desse mês, estou próximo de dobrar meus dividendos recebidos em 2020.


Média mensal de proventos cresceu expressivamente devido aos dividendos recebidos nesse mês, com isso estou próximo de bater  a meta de R$ 50,00. Estou na expectativa que a TAEE3 divulgue algum dividendo nesse mês de Dezembro, além disso a TRPL4 costuma distribuir uma "raspinha" também nesse mês. Fora isso, BBDC3 também costuma divulgar dividendos neste mês, enfim que esse Dezembro seja generoso em termos de proventos.

  • Aporte

Aporte nas elétricas TRPL4 e CPLE6, além de reinvestimento de dividendos, conforme destaque em verde. Fiquei feliz por conseguir comprar 10 ações da CPLE6 através dos dividendos, parece pouco, porém a tendência é aumentar à cada ano. 
  • Carteira Atualizada

BBSE3: Sem novidades por aqui, aguardando pelos dividendos de Fevereiro/22. Por ora não irei comprar mais.

TAEE3: Aguardando pelos dividendos agora em Dezembro, devo reinvesti-los na própria empresa, aumentando assim minha base acionária.

BBDC3: Aguardando também pelos dividendos em Dezembro, serão reinvestidos pois a cotação da mesma encontra-se bastante atrativa.

ITUB3: Sem novos aportes no momento, aguardando pela data de recebimento das frações de BDR da XP que serão reinvestidos no próprio banco.

EGIE3: Cotação ainda segue atrativa, no radar para os próximos aportes.

TRPL4: Aguardando dividendos que serão reinvestidos e também está no radar para os próximos aportes.

SAPR4: Aguardando pela deliberação dos dividendos no final de Dezembro, que serão pagos provavelmente em Junho de 2022, juntamente com os proventos deliberados em Junho desse ano. Dependendo do valor deliberado, devo encerrar minha posição por aqui e alocar o dinheiro em outra empresa com Yield mais atrativo. Talvez retorne para Copasa, que possui uma recorrência maior no pagamento de dividendos e está num preço atrativo para compra.

CPLE6: Pretendo aumentar posição nos próximos aportes. 

Empresas no radar: B3SA3, BBAS3, PSSA3, ROMI3, VBBR3 (Antiga BRDT3), CYRE3. Lembrando que não se trata de recomendação de compra.
  • Conclusão
A conclusão quase sempre é a mesma: continuo aportando mesmo com tanta volatilidade, desconsiderando ruídos, não olhando patrimônio e focando sempre no aumento da renda passiva.

Um abraço e bons aportes!

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!