Saudações, amigos investidores!

Outro mês se passou e, à princípio parecia um mês bastante positivo em termos de evolução patrimonial, entretanto nessa semana (aos 45 minutos do segundo tempo) tivemos uma forte turbulência no mercado devido a segunda onda da pandemia na Europa e proximidade das eleições norte-americanas, com isso várias ações ( da minha carteira e de um modo geral) despencaram novamente.

Apesar disso, meu patrimônio teve um ligeiro aumento em comparação com os meses de Agosto e Setembro. De todo modo, a volatilidade é nossa parceira e quem tinha dinheiro em caixa conseguiu fazer ótimas compras, inclusive acabei antecipando meu aporte novamente, conforme será detalhado à seguir.

Sinceramente, não sei como o mercado vai se comportar na próxima semana, tentar prever isso é um tiro no pé, ou seja, ficar tentando acertar a mínima de uma ação pra comprar ou simplesmente vender tudo é um erro, uma vez que estar sempre posicionado em boas empresas é o segredo para o sucesso no longo prazo.

Aporte 13: Telefônica Vivo (VIVT3)

A volatilidade é a amiga do investidor, por mais que possa nos assustar, são nesses momentos que podemos fazer grandes negócios. As ações da Vivo (VIVT3) sempre estiveram no meu radar, entretanto nunca estavam num bom ponto de compra, pois é uma ação sólida e dificilmente sofre grandes oscilações. Entretanto, com muita paciência e aproveitando essa oportunidade, consegui realizar meu primeiro aporte na empresa.


A ação já estava dando condições de compra após pandemia, e agora se encontra com preço abaixo de Março, sendo o preço próximo de Julho de 21019. Considerando a máxima histórica de R$ 53,39 e a mínima (preço que eu paguei) de R$ 43,00, posso ter um potencial de valorização de quase 25%. Mesmo que demore 5 anos para atingir a máxima histórica, estarei ganhando cerca de 5% a.a de valorização fora os dividendos que costumam ser da ordem de 6% a.a., portanto é um excelente negócio, muito superior o que a Renda Fixa paga atualmente.

Nesse mês, estou reduzindo meu aporte para cerca de R$ 250, 00 pois estou com planos de montar um negócio próprio, então essa quantia me ajudará no montante que pretendo ter pra alguma emergência ou mesmo ajudar no fluxo de caixa inicial. Portanto, comprei 6 ações ao preço de R$ 23,00 totalizando um aporte de R$ 258,00. 

Como é de costume a criação de um tópico explicando mais sobre as empresas que eu invisto, dessa vez farei diferente, para quem quiser saber um pouco mais sobre a Telefônica Vivo, recomendo o excelente estudo do amigo investidor Bilionário do Zero .

Atualização da Carteira

Antes do aporte, minha carteira estava distribuída da seguinte maneira:


Após o aporte, a carteira ficou com a seguinte configuração:


Com a adição da VIVT3, agora estou alocado em todos os setores que considero perenes: Bancos, Energia, Seguros, Saneamento e Telecomunicações.

Dividendos

Outro mês com parcos dividendos mensais de ITUB3 e BBDC3, totalizando R$ 1,25. Estou aguardando ansiosamente por 2021 e liberação dos bancos distribuírem dividendos acima do mínimo obrigatório, certamente virão dividendos gordos, bonificações e recompra de ações.

Apesar de toda restrição dos dividendos, alcancei a média mensal de R$ 15,00. Mesmo timidamente, esse valor está subindo.

Conclusão

Nesse mês irei completar 1 ano do meu Projeto Previdênciário e também do Blog e farei uma postagem especial  sobre as lições que tirei até então. 

Apesar na redução do meu aporte, vou me apegar à expressão "um passo para trás para pegar mais impulso". De fato, a redução do aporte é visando rentabilizar o dinheiro em meu negócio próprio para então poder aumentar meus aportes num futuro próximo.

Esse fato também serve de exemplo para outros investidores que estão começando agora, pois como temos um horizonte longo (mínimo 15 anos) certamente em algum momento você vai ter que reduzir o aporte como também poderá expandi-lo. Nesse sentido, o importante é não deixar de aportar todo mês, salvo em caso que realmente não seja possível (como desemprego).

Portanto, era isso que eu tinha para compartilhar com vocês. Um abraço!

Resumo do Aporte Nov/2020:

Ação: VIVT3
Preço da ação: R$ 43,00
Quantidade de ações: 6
Valor Investido: R$ 258,00

Histórico de Aportes: Confira Aqui!

Histórico e Evolução dos Dividendos: Confira Aqui!

Carteira Atualizada: Confira Aqui!