A liquidez no mercado financeiro pode ser traduzido pela facilidade com que um determinado recurso financeiro fica acessível ao investidor. Essa facilidade, por sua vez, pode ser entendida também como rapidez. 

Existem diversos instrumentos financeiros com essa finalidade: Tesouro Selic, CDB com liquidez diária, poupança e até mesmo a conta corrente da sua corretora. O objetivo aqui não é rentabilizar e sim alocar o dinheiro numa opção segura e ao mesmo tempo de fácil resgate.

Por outro lado, uma "reserva de oportunidade" é um recurso alocado com liquidez voltado para capturar oportunidades do mercado, seja no investimento em ações ou fundos imobiliários.

A Bolsa de Valores, via de regra, "sobe caindo". Isto é, o preço das ações oscilam à todo momento, seja para cima ou para baixo. Mesmo num momento de bull market , onde a maioria das ações estão subindo vertiginosamente, há espaço para quedas e o investidor atento pode capturar essas lacunas e utilizar o fundo de oportunidade para realizar bons negócios.

Durante o mês de Dezembro estive monitorando algumas ações que estavam no meu radar e acabei "sofrendo" por não dispor de um fundo de oportunidade. Uma das empresas em minha watchlist era a Sanepar, Companhia de Saneamento do Estado do Paraná, representado aqui pelo código SAPR3.

SAPR3: Ação em viés de queda desde Julho até Dez/19


Enquanto a SAPR4 teve uma valorização ao longo do ano, SAPR3 seguiu pro caminho reverso de desvalorização e lateralização.
SAPR4: Ação em viés de alta desde Jul até Dez/19


No Estatuto da empresa, especificamente na Política de Dividendos, é definido que os acionistas de SAPR3 receberão 10% a menos de dividendos por ação em relação aos detentores da ação preferencial SAPR4. Nesse momento, SAPR3 se configurava como uma ótima oportunidade de compra uma vez que o seu preço estava descolado de SAPR4 num valor acima de 10%, ou seja, você receberia um dividendo maior pelo fato de comprar uma ação mais barata.

Aqueles investidores que também visualizaram essa lacuna e tinham liquidez para aportar, aproveitaram. Outros tantos que já possuíam as ações PN,  fizeram a venda para comprar a ação ON, prova disso é o movimento dos gráficos, representando a subida expressiva da SAPR3 e a queda da SAPR4.

SAPR3: Subida explosiva após percepção do mercado.

Outro exemplo, foi referente às ações do Banco Santander (SANB4). O banco divulgou no dia 27-12-19 que iria pagar um valor excelente por ação sob forma de dividendos e JSCP, totalizando cerca de R$ 1,09 por ação, naquele momento o DY (Dividend Yield era acima de 6%), configurando uma ótima oportunidade. O mercado percebeu e a cotação explodiu devido ao volume de compras e voltou  a cair na data-ex (06-01-20). Quem tinha liquidez, poderia ter comprado a a ação, assegurado o direito ao dividendo e realizado a venda posteriormente, embolsando o lucro do dividendo+valorização ou, simplesmente, mantendo em carteira para o longo prazo ao melhor estilo Buy and Hold. 
SANB4: Movimento de alta após divulgação de pagamento de dividendos e baixa após data-ex.

Aos entusiastas de fundos imobiliários, recentemente houve uma forte correção do mercado, isto é, volume alto de vendas(provavelmente para realização de lucros) o que se traduziu na queda das cotações de FIIs com fundamentos sólidos, como KNRI11 e HGLG11. Da mesma forma, quem ostentava uma reserva com liquidez aproveitou para se tornar sócio ou aumentar posição.

KNRI11: Forte alta desde Set/19 e queda em Jan/20


HGLG11: Subida forte em Dez/19 seguido de queda expressiva em Jan/20

Obviamente que, ninguém sabe qual é o "fundo" na queda de uma ação, nem mesmo o analista ou grafista mais capacitado do mercado, você pode comprar pensando que fez um baita negócio e a cotação continuar despencando, uma vez que na Renda Variável nada é garantido. Olhar pelo retrovisor parece fácil, mas estes exemplos ajudam a fortalecer o feeling do investidor.

Ainda não tenho 03 meses na Renda Variável - na prática com o meu suado dinheiro (embora esteja estudando há 02 anos). Sou um investidor iniciante, estou em processo tanto de aprendizado constante quanto da montagem da minha carteira e já pude perceber o quão importante é constituir uma reserva com liquidez. Você não precisa vivenciar o mercado 24 horas por dia, mas com um pouco de dedicação, observação e coragem, você pode fazer bons negócios que farão diferença no longo prazo, seja em seu processo de formação de patrimônio ou simplesmente no incremento da sua renda passiva.

Existem inúmeros exemplos onde a falta de liquidez e uma reserva poderiam ser aproveitados. A Bolsa de Valores sempre possibilita isso, seja devido crises, situações macroeconômicas, entraves políticos, notícias e etc. 

Enfim, quis trazer exemplos recentes que observei. E você, caro leitor, qual foi sua maior experiência negativa pela falta de uma reserva de oportunidade? Em qual momento você se martirizou por não ter dinheiro para comprar aquela ação ou FII em "promoção"? Conte pra gente!